obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 26 de maio de 2009

CRIATIVIDADE # 02



CRIATIVIDADE # 02

A criatividade faz parte da própria natureza como um todo. Todo ser vivo em maior ou menor grau exercita a sua para sobreviver e preservar a espécie. O ser humano consegue melhores resultados que outras espécies, porque aprendeu, registrou, escreveu, ensinou, passando adiante os conhecimentos adquiridos. Consegue assim iniciar seu trabalho onde outros pararam.

Curioso e investigativo o homo sapiens corre na frente dos outros seres vivos. Entretanto fico fascinado quando vejo documentários, leio sobre experiências e pesquisas e constato maravilhado o que a natureza deu de capacidade a todos.

Um exemplo. Polvos são animais fantásticos e aprendem vendo. Isto mesmo, simplesmente vendo.Outro dia vi um documentário longo e cheio de experiência cientificas do qual relato apenas uma.

Foi oferecido a um polvo em seu aquário um siri dentro de um vidro com tampa de rosca. Ao lado, noutro aquário, outro polvo via a cena. O animal com a presa que queria comer tentava encontrar formar de chegar ao siri dentro do vidro. Depois de algum tempo descobriu que, com seus tentáculos podia desenroscar a tampa e assim ter acesso a seu alimento.

Logo após foi oferecido petisco igual ao polvo no aquário ao lado. Em segundos sabia o que fazer e com rapidez espantosa abriu o vidro com sua tampa rosqueada.

Quantos de nós aprendemos com o que vemos? Com o que é nos ensinado? Com tudo que temos a disposição para exercer nossa criatividade, quantos de nós simplesmente aceita o que lhe é oferecido sem questionar?

Precisamos aprender a fazer perguntas. As respostas estão em todos os lugares, a nossa disposição. Entretanto precisamos saber o que queremos para formular as perguntas e assim achar as respostas.

Querer, não canso de repetir, é a chave para se conseguir, chegar a algum lugar ou resposta. Formatar nossos sonhos transformá-los em projetos é meio caminho percorrido.

Quem me conhece pessoalmente sabe que gosto de conversar, polemizar, discutir idéias. Gosto de conversas inteligentes e de pessoas que acreditam em si mesmo. Que não esperam, fazem.

CONVERSE, ACREDITE EM SI MESMO E FAÇA ACONTECER.


RICARDO garopaba BLAUTH

4 comentários:

Sueli disse...

Às vezes, é mais difícil descobrir o que realmente queremos do que encontrar as respostas... Certos objetivos muitas vezes exigem que soltemos outros e é aí que vem a dúvida ... Abração!

RICARDO BLAUTH disse...

Alo AMIGA SUELI

MEUS quereres ESTÃO MUITO FORTES DENTRO DE MIM

CONVERSAR PARA COLOCAR PRIORIDADES,
PARAMETROS, ISTO SIM É “COMPLICADO”
SIMPLESMENTE POR SER SIMPLES.

DÁ PRA ENTENDER?

A GENTE COMPLICA O QUE NÃO PRECISA.

RICARDOgaropabaBLAUTH

Adriana Riess Karnal disse...

Ricardo,
Que legal que apareceste no meu blog, somos quase vizinhos...rs.Interessantes os teus posts, te revelas muito em cada um, e pareces ser uma pessoa bacané´´errima.Gostei!

RICARDO BLAUTH disse...

Alo ADRIANA

TODOS NÓS
SOMOS SEMPRE
VIZINHOS DE ALGUÉM
E O MAIS IMPORTANTE
DELES É......
SEMPRE.....
VOCE MESMO !

POR ISTO PODEMOS
MESMO NO ESCURO
ACHAR
NOSSOS PENSAMENTOS

ABRS

RICARDOgaropabaBLAUTH