CRIATIVIDADE # 02
A criatividade faz parte da própria natureza como um todo. Todo ser vivo em maior ou menor grau exercita a sua para sobreviver e preservar a espécie. O ser humano consegue melhores resultados que outras espécies, porque aprendeu, registrou, escreveu, ensinou, passando adiante os conhecimentos adquiridos. Consegue assim iniciar seu trabalho onde outros pararam.
Curioso e investigativo o homo sapiens corre na frente dos outros seres vivos. Entretanto fico fascinado quando vejo documentários, leio sobre experiências e pesquisas e constato maravilhado o que a natureza deu de capacidade a todos.
Um exemplo. Polvos são animais fantásticos e aprendem vendo. Isto mesmo, simplesmente vendo.Outro dia vi um documentário longo e cheio de experiência cientificas do qual relato apenas uma.
Foi oferecido a um polvo em seu aquário um siri dentro de um vidro com tampa de rosca. Ao lado, noutro aquário, outro polvo via a cena. O animal com a presa que queria comer tentava encontrar formar de chegar ao siri dentro do vidro. Depois de algum tempo descobriu que, com seus tentáculos podia desenroscar a tampa e assim ter acesso a seu alimento.
Logo após foi oferecido petisco igual ao polvo no aquário ao lado. Em segundos sabia o que fazer e com rapidez espantosa abriu o vidro com sua tampa rosqueada.
Quantos de nós aprendemos com o que vemos? Com o que é nos ensinado? Com tudo que temos a disposição para exercer nossa criatividade, quantos de nós simplesmente aceita o que lhe é oferecido sem questionar?
Precisamos aprender a fazer perguntas. As respostas estão em todos os lugares, a nossa disposição. Entretanto precisamos saber o que queremos para formular as perguntas e assim achar as respostas.
Querer, não canso de repetir, é a chave para se conseguir, chegar a algum lugar ou resposta. Formatar nossos sonhos transformá-los em projetos é meio caminho percorrido.
Quem me conhece pessoalmente sabe que gosto de conversar, polemizar, discutir idéias. Gosto de conversas inteligentes e de pessoas que acreditam em si mesmo. Que não esperam, fazem.
CONVERSE, ACREDITE EM SI MESMO E FAÇA ACONTECER.
RICARDO garopaba BLAUTH
4 comentários:
Às vezes, é mais difícil descobrir o que realmente queremos do que encontrar as respostas... Certos objetivos muitas vezes exigem que soltemos outros e é aí que vem a dúvida ... Abração!
Alo AMIGA SUELI
MEUS quereres ESTÃO MUITO FORTES DENTRO DE MIM
CONVERSAR PARA COLOCAR PRIORIDADES,
PARAMETROS, ISTO SIM É “COMPLICADO”
SIMPLESMENTE POR SER SIMPLES.
DÁ PRA ENTENDER?
A GENTE COMPLICA O QUE NÃO PRECISA.
RICARDOgaropabaBLAUTH
Ricardo,
Que legal que apareceste no meu blog, somos quase vizinhos...rs.Interessantes os teus posts, te revelas muito em cada um, e pareces ser uma pessoa bacané´´errima.Gostei!
Alo ADRIANA
TODOS NÓS
SOMOS SEMPRE
VIZINHOS DE ALGUÉM
E O MAIS IMPORTANTE
DELES É......
SEMPRE.....
VOCE MESMO !
POR ISTO PODEMOS
MESMO NO ESCURO
ACHAR
NOSSOS PENSAMENTOS
ABRS
RICARDOgaropabaBLAUTH
Postar um comentário