obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 12 de junho de 2012

O SONHO DO CELTA




Mario Vargas Llosa, escritor peruano, sempre foi teve um com um grande numero de leitores mundo a fora, eu incluído.

Acredito que o Peru perdeu um político que poderia ter sido um ótimo presidente, mas leitores do mundo inteiro ganharam novas palavras deste homem que escreve muito bem.

Seu último livro, "O sonho do celta" com sua quase quatrocentas páginas está baseado em fatos reais extraordinariamente romanceados por Mario Vargas Llosa, o que acabou lhe granjeando o Premio Nobel de Literatura.

Os vários livros que já li deste autor em nada se comparam a este. O realismo das palavras, descrevendo a ação do personagem é fantástico e assustador, pela descrições que faz da capacidade humana e de nações em causar dor, sofrimento e morte aos seus semelhantes em troca de lucros imediatos.

Estou em plena leitura do livro, na realidade na metade do mesmo, que conta uma história que já sabe o epilogo desde o primeiro parágrafo. Dai a maior surpresa na maneira escrita com "idas e voltas", sempre trazendo o leitor para o personagem central aprisionado e aguardando sentença, logo em seguida escrevendo os fatos que o trouxeram ate ali.

Leio muito, todos que me acompanham sabem ser meu grande prazer. As palavras não cansam e apesar de gostar de interagir com o computador, e não consigo ler durante muito tempo numa tela.

Acredito que o livro nunca desaparecerá apesar de cada vez mais o mundo e as pessoas dependerem deste instrumento eletrônico. Informações sejam quais forem, sempre estarão mais segura quando impressas, prescindindo de tecnologias e energias para serem acessadas.

Um livro tem cheiro e "sabores" que tecnologia nenhuma conseguirá superar, pelo menos até meu prazo de validade vencer.

Viva o livro, e todos escritores, neste momento reverenciados por mim, enquanto leio "O sonho do celta".


RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: