obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 4 de novembro de 2008

VOAR - VOAR - VOAR

EXTO ESCRITO SOBRE PALAVRA PROPOSTA - V O A R

O dia quinze está quase terminando e assumi compromisso de fazer um texto sobre a palavra acima e quando vi o tempo tinha voado.
Vou fazer meus dedos voarem pelas teclas para tentar colocar em palavras outras o que para mim VOAR significa.
Desta vez não vou consultar o dicionário porque sonhador que sou estou sempre “voando”. Mesmo quando acordado. Dormindo então, nem se fala.
Comecei a Voar com a imaginação desde guri. Com os gibis da época. Com Monteiro Lobato e sua turma, com Julio Verne, navegando no Nautilus ou dando a volta ao mundo em oitenta dias. Sonhadores, mestres meus. Muitos outros também me seduziram e me fizeram “voar”.
Quando recebi de presente a coleção completa do Tesouro da Juventude meus sonhos foram às nuvens. Os volumes estão até hoje em lugar de destaque da minha biblioteca, e basta olhar para os eles na estante para ver mentalmente seus conteúdos que foram mágicos para minha formação de sonhador.
Guri do interior, a capital do estado ficava a “enormes” 47 km de onde morávamos. Só fui lá a primeira vez levado por nossa professora de desenho, com quem me correspondo ainda hoje. Ela teve a feliz idéia de selecionar meia dúzia de seus alunos para mostrar pontos específicos de Porto Alegre. Museus, parques, praças.
Dona Laura, acredito que ali, naquele dia o guri, então com sete ou oito anos, “decolou” para nunca mais pousar.
“Jurássico” hoje, pois sou modelo 1939, continuo guri, apesar da cabeça que renasceu em 86, já ter feito 22 anos.
Nestes anos todos, os biológicos e os mentais, já fizeram muitos vôos verdadeiros. Voar, viajar de avião para outros paises, culturas é fantástico. Se você, como eu já tiver “viajado” para estes lugares com sua imaginação, com as informações do Tesouro da Juventude ou com as ficções de Julio Verne,
a emoção será maior ainda.
Voe. Voe muito.

Nenhum comentário: