obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 26 de março de 2013


PLANTA MERTIOLATE
 

Para a maioria das pessoas a palavra Mertiolate representa algo que vem enfrascado e é comprado em farmácias.  

Venho de um passado comerciando no ramo de medicamentos e muitos frascos deste produto vendi. 

Por este motivo fiquei surpreso quando, visitando meu amigo Henrique Schucman no Pouso do Tapeceiro, Gamboa, Garopaba, em seu enorme e maravilhoso jardim eu o vi apontar uma planta de belíssimas folha e disser, "isto é Mertiolate".    

A natureza não cansa de surpreender, mesmo este escriba que nela se  apóia. Vale aqui a repetição de uma máxima que diz "quanto mais se sabe mais se descobre que se sabe pouco". 

Mertiolate, uma planta belíssima como se vê na imagem acima. Na ocasião que a conheci, Henrique destacou uma folha e da sua base saia um liquido viscoso que aplicou na pele de meu braço e pediu que eu friccionasse a gotinha. Para minha surpresa logo a gota tomou forma de uma pequena pasta esbranquiçada que se espalhou por uma superfície grande e ficou transparente e brilhante. Passado alguns minutos foi possível arrancá-la como se fosse uma fita adesiva. 

Todos sabem dos efeitos bactericidas e bacteriostáticos do Mertiolate comprado em farmácias. Pois a planta é tudo isto e mais. 

Henrique contou que certo dia trabalhando no jardim com faca de poda, fez na mão esquerda um corte profundo que imediatamente sangrou. Lembrando da planta Mertiolate foi até ela e apanhando uma folha aplicou gotas do liquido sobre o corte e viu quase imediatamente a parada da sangria. Poucos dias depois o corte já estava cicatrizado sem necessidade de mais nada. Certamente não infeccionou ou inflamou pela imediata aplicação do Mertiolate que saiu direto do galho recém colhido. 

Quem tiver um jardim plante um destes arbustos que é lindo e super útil. A semente produz as primeiras flores vermelhas rubras, como o sangue que evita infectar. As folhas de um verde vibrante são de um desenho que poucos designers conseguiriam criar melhor. 

O jardim fantástico do Pouso do Tapeceiro é inacreditavelmente amplo e repleto de tudo que as mãos do Henrique colocou na terra. Ha poucos anos era um local que o antigo dono da área acreditava ser imprestável e nada punha sobre ela.  Alem do inço e grama nativa a área era totalmente encharcada de umidade tornando difícil seu uso.  

Henrique drenou tudo e conduziu a água que hoje corre farta e permanentemente propiciando banhos confortantes num chuveiro ao ar livre. Natureza respeitada e valorizada nunca deixará de surpreender e proporcionar qualidade de vida farta e abundante.  

Plante e constate. Em qualquer lugar ao sol e chuva, mesmo em pequenos recipientes em apês,  lhe darão alegrias e saúde, física e mental.  

Obrigado AMIGÃO Henrique pelos momentos que sempre proporcionas nas vezes em que nos encontramos. És realmente um grande “tecedor de imprevistos” e amante incondicional da natureza.  

Aleluia irmão.
 

RICARDO garopaba BLAUTH

 

Nenhum comentário: