obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sábado, 3 de dezembro de 2011

ZÉ DIABO - ORLEANS-SC




Seu nome verdadeiro é José Fernandes, mas em Orleans , Santa Catarina e conhecido como Zé Diabo. Filho de um cortador de pedra muito cedo descobriu suas habilidades artísticas e se tornou um pintor de artes sacras.

Orleans é meu caminho para a Serra do Rio do Rastro estrada que gosto de percorrer de tempos em tempos.

Numa destas ocasiões resolvi visitar uma obra ao ar livre de que muito ouvira falar e perguntando aqui e ali chegamos ao local que mereceria entre outras coisas ser melhor sinalizado.

Um grande painel em pedra viva com cento e sessenta metros quadrados representa cenas bíblicas. É uma obra que impressiona mesmo no estado em que está hoje. O abandono é o retrato de como certas coisas são tratadas em nosso país. Mesmo no estado em que está é impactante e quem aprecia arte ou trabalho artesanal de boa qualidade ficará prazerosamente feliz frenético aquele conjunto no paredão de pedra junto ao rio.

Ainda vivo e com mais de oitenta anos continua morando em Orleans o que talvez explique o descaso com o rico material que mereceria mais atenção. É quase inevitável pensar no ditado popular "santo de casa não faz milagres".

Se não puder ver pessoalmente algum dia veja imagens na Internet.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: