obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 8 de novembro de 2011

DOIS PIÁS



Sempre que vou numa festa nativista gaúcha, seja um rodeio com provas de campo, seja um festival de música, me encanta ver a quantidade de piás a caráter interessados em aprender a ver, entender, e se deliciar com momentos prazer que estas ocasiões oferecem.

Já fui piá como todos, mas as na ocasião a Cultura Gaúcha andava adormecida.

A partir duma iniciativa de Paixão Cortes, que piá adolescente mais um grupo de amigos, se pilcharam e a cavalo impuseram sua presença num desfile de 7 de setembro em Porto Alegre, capital gaucha. Claro que a revelia de seus professores.

Acordaram na ocasião sentimentos, valorizando a Revolução Farroupilha, tão controversa para historiadores, mas um marco para os ortodoxos.

Os piás de hoje sentem-se bem com as indumentárias tradicionais e certamente estes dois estão a olhar e comentar uma prova de Tiro de Laço. Interessados um deles aponta detalhe que julga importante.

O arame da cerca cede ao peso dos dois. Mas não cede a sede dos piás de hoje, que acompanhando os pais vão faceiros encontrar outros para curtir com alegria nossas tradições.

Gaúcho hoje radicado em praia catarinense vejo faceiro as tradições serem cultivadas Brasil e mundo a fora.

Salve piás. O futuro a vocês pertence.



RICARDO Garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: