obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O VALOR DE UM CENTAVO

Já deve ter acontecido mais de uma vez com você. Receber o troco de uma conta paga e ver surpreso que o cobrador simplesmente “arredondou” o valor a seu favor. É normal não falarmos nada e deixarmos por isso mesmo.

Eu desde sempre acreditei que seja o que for que é seu somente você tem o poder de decidir sobre. O valor é secundário, acredito no princípio.

Vou dar um exemplo. O valor é R$ 1,94 e cobrou R$ 1, 95 e nada disse. Dentro da minha linha de raciocínio não seria ótimo se dissesse, “Não tenho um centavo para lhe dar, posso cobrar R$ 1,95 ?” Simpático honesto e duvido que alguém recuse.

Noutro ocasião aconteceu algo melhor ilustrativo, pois afinal estamos falando de centavos, ou seja quase nada. Mas na compra que fiz o preço do objeto que comprei eram frascos tipo aqueles de mostarda, para as minhas tintas e que tinham marcado um a um, R$ 1,99. Comprei 10 a R$ 1,99 que totalizava R$ 19,90.

O dono da loja sem nada me disser cobrou R$ 20,00. Determinado a falar esperei o momento certo. Paguei primeiro e recebi ao ticket do caixa. Perguntei qual o preço de cada peça. O sujeito furiosamente retrucou que se eu era “pão duro” e discutir por nada ( R$ 0,10) eu poderia ter meu dinheiro total de volta.

Resultado perdeu minha confiança como cidadão e comerciante. Perdeu um cliente.

O que pretendo salientar é que princípios são aparentes migalhas dos quais perdendo um pouco de cada vez em algum momento a perda será total.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: