obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O MUNDO A VAPOR

Era uma vez uma criança que em Canela no RS que resolveu continuar brincando mesmo com a idade avançado sobre seu corpo. Seu pai dava assistência nas grandes máquina s a vapor que moviam as mais de trinta serrarias da região e o trem já trazia “veranistas e invernistas” da capital para usufruir as altitudes e belezas da região serrana.

Todos de descendência italiana traziam dentro de si a vontade do fazer. O patriarca Ernesto Urbim era o que mexia nas maquinas e seus pequerruchos, Omar, Benito e Hermes brincavam no chão da oficina do pai com as sobras e ferramentas disponíveis. Foi inevitável que acabassem criando brinquedos a vapor. era o mundo que conheciam e viviam.

Em 1950, já adultos, com o que aprenderam a fazer fazendo criaram algo que não canso de visitar quando vou a Canela.

Na estrada que une Gramado à Canela, placas bem boladas avisam para motoristas terem cuidado, pois grave acidente aconteceu a frente. Um trem verdadeiro, fumaça saindo da chaminé fura o solo caído da estação. É uma cena inusitada, réplica de fato verdadeiro que o empreendorismo dos manos Urbim recriaram à perfeição.

Quando em Canela-RS, visitar O MUNDO A VAPOR ** é imperdível. Você verá tudo em miniatura e funcionando de verdade, serraria, fabrica de papel onde no final do processo um pedaço produzido lhe é entregue, metalúrgicas, tratores arando campos. Solte a sua criança e entre na magia real do que vai ver.

O talento dos jovens/crianças Urbim não para nunca. Cada vez que lá estou fico encantado em constatar que existam pessoas que sabem o que querem e com seus brinquedos conseguem fazer com que viajemos no tempo fazendo um a passeio à nossa imaginação.

Saberá então porque o vapor foi o começo da nossa era industrial.



RICARDO garopaba BLAUTH



** para saber mais vá até       www.mundoavapor.com.br

Nenhum comentário: