obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sábado, 24 de julho de 2010

BICICLETA - O LÚDICO COMO INÍCIO



BICICLETA – O LÚDICO COMO INÍCIO


Da Vinci já imaginou, pensou e desenhou na metade do século XV,  o que é hoje conhecido como bicicleta. Entretanto a historia conta que quando alguém quis fazer disto um brinquedo há cerca de 300 anos é que começou a surgir o que temos hoje. Foi um Conde que construiu em madeira seu “celerifero” e descobriu o “prazer de levar tombos”. Depois foram precisos mais duas décadas e um Barão alemão com posses para desenvolver a brincadeira. Desta vez o brinquedo recebeu um nome que lembra seu criador. A “draisiana” tinha evoluído e já podia fazer curvas e frear precariamente, mas ainda era impulsionada com os pés. Para o Barão o “brinquedo” custou caro. Acabou falindo em poucos anos tentando ganhar dinheiro com ele.
A bicicleta evoluiu até chegar o que temos hoje e basta colocar a palavra no Google e ver o que futuro nos reserva em termos de tecnologias. A verdade porem que os aperfeicionamentos neste veiculo simples e saudável foram desenvolvidos e criados por pressão dos usuários que queriam cada vez mais um brinquedo melhor. Quem diz isto são especialistas do mundo inteiro. Há pouco tempo pude assistir em Florianópolis a uma palestra a respeito. Por mais de um século pouco ou nada mudou. Até que os que a usavam não como simples transporte, mas como uma fonte de prazer, tornaram a bicicleta o que ela é hoje.
Existe uma expressão que diz “quem aprendeu a andar de bicicleta nunca mais esquecerá como se equilibrar nela”, independente de quanto tempo passe. Acredito que a vida se for vista do mesmo modo, como um lúdico viver, será mais fácil de ser apreciada e tirar mais e mais frutos. Basta pensar em como tudo começou. Como um brinquedo. Quando isto for visto assim por todos até mesmo aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte barato e confiável sairão ganhando. Simples e real, fantasticamente real, saudável para todos, principalmente para o nosso veiculo maior, o planeta. Pretendo me estender no assunto bicicleta abordando outros aspectos. Até lá.


RICARDO garopaba BLAUTH


em tempo......a  imagem que ilustra o texto é de uma tela de 90x90 cm em acrilico e é obra de minha filha primogenita Sofia, que assina Sofi Blauth e já pintou um sem número de trabalhos com este tema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, pai querido, grata pela honra de participar no blog com esta simples fotografia do meu trabalho.
E também obrigado por tê-la fotografado.Beijão, da filha que te ama, Sofi