obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 27 de abril de 2010

REGISTROS DE VIAGEM 04 - um paraiso em alto mar



REGISTROS DE VIAGEM 04

um paraíso em alto mar

Abrolhos, um arquipélago em mar alto mostrou-se radioso em sol pleno nos dias que lá passamos. A noite estrelada permitiu que dormíssemos no convés de barco que nos levou ate lá a partir de Nova Viçosa- Bahia. Quando decidi ir ao encontro da minha filha e genro fotógrafos, em expedição fotografando a Costa do Brasil, não me ocorrera que iria visitar este paraíso.

Das ilhas que compões o arquipélago, a maior Santa Bárbara está sob jurisdição da Marinha e as restantes sob responsabilidade do Ibama. É um Parque Nacional protegido desde 1983 e os seus voluntários que lá trabalham, levam a sério suas responsabilidades e permitem a visitação de apenas uma das suas ilhas, a Siriba, onde centenas de atobás fazem seus ninhos. Acostumadas aos humanos, permitem a aproximação ao alcance da mão. Daí a necessidade do guia para evitar excessos possíveis. É permitido somente fotografar e nada retirar da ilha. Atobás brancos e marrons, cada um ocupando um território. O trecho visitável é o dos atobás brancos. Tive a felicidade de fotografar vários ovos sendo chocados por machos e fêmeas que se revezam. Um recém nascido que a fêmea mostrou por instantes, foi por mim capturado em foto.

As fragatas fazem seus ninhais no ponto mais alto da Ilha de Sta. Bárbara. O vôo da mesmas aproveitando as térmicas, foi registrado com as poderosas lentes de Ita e Simone. Aproveitei para registrar os dois fazendo as fotos a partir do nosso barco , o Popa Verde.

A noite, ao livre sob as estrela e balanço suave do barco foi tranqüila e balsâmica, apesar da precariedade das acomodações. Refeições em braseiro foram preparadas para dois jantares para não serem esquecidas.

Em todo o parque a pesca é proibida o que torna os animais dóceis e facilmente observáveis em mergulhos com visor e snorkel. Tartarugas, badejos, peixes agulhas, bodiões, a temível barracuda, cardumes de sardinhas e manjubas, foram avistadas. No caso das minúsculas sardinhas, literalmente cercaram os mergulhadores.

Enquanto parques como Abrolhos forem mantidos e preservados, o Paraíso continuará a existir.

RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: