obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quarta-feira, 31 de março de 2010

QUERMESSE COMUNITÁRIA DE GAROPABA



QUERMESSE COMUNITÁRIA GAROPABA

Durante dois fins de semana de junho e os dias intermediários, Garopaba se transforma. Uma festa comunitária ano a ano leva a população inteira à praça central. Está trazendo cada vez mais os veranistas que tem casa aqui e em comunhão com a comunidade aproveitam a festa.

O motivo da festa, data religiosa mais tradições açorianas. A procissão de Corpus Christi enfeita as ruas e o desfile dos jovens eleitos para Imperador e Imperatriz da Festa do Divino Espírito Santo movimenta pais e parentes das crianças envolvidas.

Cada entidade comunitária assume uma barraca de alimentação que é o mote da quermesse, arrecadando assim recursos. Dois palcos são armados para as apresentações comunitárias e shows profissionais. Cada entidade procura fazer, ano a ano a sua tenda melhor que a do ano anterior.

A tainha assada servida na telha é a grande atração, seja ao meio dia e a noite. Em termos de culinários que você imaginar o que haverá lá para comprar e saborear. Cada entidade com sua especialidade. Do pinhão, quentão, ao bolo e café, passando por espetinhos, cachorro-quente, baurus deliciosos, pipocas e doces.

É prazer a semana toda, encontrando amigos, conversando com visitantes além de reencontros inesperados.

Em 2007, durante a festa fiquei pintando ao vivo os dois tecidos de malha que ilustram a crônica. Para esta edição de 2010 tentarei algo novo, feito com antecedência no meu atelier. Se der certo mostrarei mais adiante.

Venha a Garopaba nesta época e confira. É tempo de tainha.

RICARDO garopaba BLAUTH

4 comentários:

João Henrique disse...

Vai ser de certeza uma festa bonita.
Que esse projecto se ralize com tudo a correr... bem.

Um abraço.

Graça Pereira disse...

Gosto muito das festas de Santo Cristo nos Açores e, pelos vistos, elas se replantaram aí com muito êxito Parabens pelo lindo painel que pintaste para as festas de 2007...fico à espera do deste ano!!
Feliz Páscoa e um beijo
Graça

RICARDO garopaba BLAUTH disse...

Alo João

Sempre foi.....

Certamente a deste ano será também

Abrs



RICARDO garopaba BLAUTH

RICARDO garopaba BLAUTH disse...

Alo Graça

Existe aqui muita gente se ocupando nos resgates culturais

Sobre o que farei para este ano vai depender de tempo para tudo que desejo fazer

abrs

RICARDO garopaba BLAUTH