obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

VIRANDO A PRÓPRIA MESA...VOCÊ ESTÁ LOUCO ?



VIRANDO A PRÓPRIA MESA ?... VOCÊ ESTÁ LOUCO?


Você ouviu alguém gritando isto ? Onde ? Verdade ?.............
Se reconhece estas duas frases sabe que estou falando de um brasileiro nascido em São Paulo em 1959 e que mexeu com a cabeça de muita gente com seus conceitos administrativos.

Ricardo Semler é um nome que não se esquece tão fácil depois de ler os seus livros e conhecer a história real dos seus feitos. Ficou bastante conhecido graças ao seu livro “Virando a própria mesa”. É hoje Diretor-Presidente da Semco. Ricardo Semler sempre foi um menino curioso. Mas, na escola, achava quase todos os professores desinteressantes, e as matérias desligadas do cotidiano tanto que abatiam seu animo.

Como uma pessoa assim pode ser hoje um empresário de sucesso e nome reconhecido internacionalmente, quando diz que é possível preservar a liderança (e os resultados) indo ao cinema na segunda-feira à tarde ?

Para dar uma resposta curta e objetiva sobre tal pessoa, acredito só haver uma única solução. Leia a primeira metade do seu primeiro livro, “VIRANDO A PRÓPRIA MESA” e depois todo o segundo “VOCÊ ESTÁ LOUCO” que escreveu muitíssimos anos depois quando já havia consolidado tudo que apregoava no primeiro. Você vai ficar surpreso que tal pessoa existe e que renasceu novamente quando “queimou numa imensa fogueira armada no jardim de sua casa, em Campos do Jordão, no inverno de 2007. A cerimônia de cremação durou cerca de uma hora e meia, tempo suficiente para que atirasse às chamas dezenas de livros com sua assinatura e mais de 80 vídeos com entrevistas e palestras dos últimos 20 anos. A pergunta inevitável: por quê? Diz que estava cansado de ser visto apenas como o cara que virou a própria mesa, tendo de contar e recontar mil vezes a história da revolução corporativa que liderou no Grupo Semco, de sua família. “Os livros e as palestras foram importantes na minha trajetória, mas essa fase passou”, afirma. “Fazer mais da mesma coisa até o fim da vida me parece um desserviço.” Sua mulher, Fernanda Ralston, de 32 anos, foi testemunha do fogaréu literário e resume simbolicamente o ato: “Foi como um ritual de passagem. Ali, o Ricardo renasceu”.

Tem mais muito mais. Pesquisando no Google você pode ler:
" Depois de virar a empresa, empenha-se agora em virar a escola. Semler lançou, em São Paulo, a escola Lumiar. A idéia é criar um espaço no qual os alunos sejam protagonistas, escolhendo o que e quando estudar, guiados não por um currículo prefixado, mas pela curiosidade. " Na Lumiar, o professor não é o professor como o conhecemos. Não é guiado pelos conteúdos definidos em currículos. Ele deve saber montar sua aula em cima do presente, usando a curiosidade do aluno como sua principal matéria-prima. Deve saber encontrar meninos como Semler, tão encantados pelo saber que a escola chegou a atrapalhar seus estudos”

Outra frase sua que impressiona pela intensa verdade o com a qual concordo inteiramente, pois foi isto que fiz para ser a pessoa que sou hoje é :
“(Alguns) empreendedores tem um plano de negócio para as suas empresas, mas (nenhum) empreendedor tem um plano de negócios para a sua vida.”

Ler muito mudou minha vida. Muito do que hoje sou, devo as várias leituras que fiz de pessoas como Ricardo Semler, Amyr Klink,Thor (Kontiki) Heyerdahl, biografias de pessoas como Thomas Edison, Preston Tucker e outros.

Sou um sonhador e eterno curioso. Acredito que com planejamento podemos transformar em realidade tudo que desejar-mos. Os nomes que citei acima são prova viva disto


RICARDO garopaba BLAUTH

2 comentários:

Sueli disse...

Há muito tempo não ouvia falar nesse livro. Eu o li por volta dos anos 80 e lembro-me que foi por indicação de um gerente de uma empresa que eu trabalhava. Ele mudou totalmente seu estilo de trabalho ao ler esse livro. Ficou mais humano, mais condescendente com seus subordinados e, por conseguinte, mais eficiente. É um livro que recomendo a todos os líderes. Beijo!

RICARDO BLAUTH disse...

BINGO.

Apesar de seu autor, Ricaro Semler já estar noutros projetos, ler este seu primeiro livro, e se puder o segundo citado, vai fazer qualquer um ao menos pensar. E continnuar andando. Obrigado SUELI pelo sublinhar da idéia.

bj

RICARDO garopaba BLAUTH