obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

domingo, 25 de outubro de 2009

O PRAZER DE UM NOVO LIVRO


O PRAZER DE UM NOVO LIVRO

É um prazer antecipado.
Você passou bons momentos já na mega estrutura que são as grandes livrarias de hoje. Quem sabe recebeu alguma indicação de conhecidos. Jornais trazem informações sobre lançamentos com comentários e pequenas sinopses.

Você observa os livros que lhe chamam a atenção e os recolhe para “ao vivo” folheá-los e tentar antecipar se as palavras ali impressas que lhe proporcionarão o prazer da leitura total.

“Descobrir” novos autores, ler sobre assuntos que você aprecia e principalmente ser surpreendido por um autor novo ou assunto já conhecido abordado por enfoque inusitado.

Tudo isto já é um prazer para quem ama livros. Você sente dentro de si o guri que na infância começou lendo o que lhe era oferecido e que agora sente o prazer de comprar um livro que ele próprio escolhe.

Tenho na mão dois novos livros de autores que desconhecia e vou ler pela primeira vez. O prazer de sabê-los ali ao alcance da mão, escolhidos e comprados depois de uma seleção de diversos outros folheados é muito grande.

Fico feliz quando vejo uma mega livraria, num sábado a tarde, literalmente lotada de pessoas, usufruindo como eu, o prazer antecipado com a expectativa de um novo livro.

Fico feliz por saber que locais como este estão se espalhando pelo nosso pais proporcionando acesso aos livros em auto-serviços sem que ninguém te impeça de folhear, sentar e ler trechos, tomar um café ou lanche enquanto isto. É a cultura chegando em lojas amplas, espaçosas, onde que você se sente a vontade.

Fico mais feliz ainda em saber que apesar do avanço das grandes e mega livrarias, ainda é nas inúmeras e pequenas livrarias pelo Brasil a fora que são vendidos a maioria dos livros.
Garopaba é um exemplo perfeito. Cidade de menos de vinte mil habitantes tem sua livraria aberta o ano todo. E o nome não poderia ser mais sugestivo. Navegar.

É navegando, viajando pelas letras dum livro que podemos sonhar e ser, em qualquer idade ou lugar, o que quisermos. É navegando que usufruímos o prazer das coisas novas. Novos horizontes e expectativas de uma vida plena.

O livro é uma presença prazerosa em qualquer lugar, qualquer dia. É um companheiro sempre ali, para nos proporcionar emoções, conhecimento, prazeres.


RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: