obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ISABEL ALLENDE - SEU ÚLTIMO LIVRO


ISABEL ALLENDE- SEU ÚLTIMO LIVRO

“LA ISLA BAJO EL MAR”

Mesmo quem conhece os livros desta peruana nascida em 1942 que viveu no Chile até 1945 e em outros lugares do mundo em especial na Venezuela até 1988 quando então se mudou definitivamente para a Califórnia – Estados Unidos, onde mora até hoje, fica surpresa com a força e criatividade desta mulher.

Seu último livro recém impresso em setembro deste ano de dois mil e nove e por isto ainda sem tradução para o português me deu a oportunidade de ler suas quinhentos e onze páginas na versão original, em espanhol.

É uma história baseada em fatos reais e conta com personagens fortes, a história do Haiti entre 1700 e 1810. Eu o li em um só fôlego por dois e meio dias, impossibilitado de fazer outra coisa tal o fascínio que seu texto conseguiu impregnar em mim.

Quem mexe com criatividade, mesmo de forma modesta, com muito entusiasmo e determinação como eu, não tem como não render-se à força da história ali contada. Dá para ter uma pálida idéia do que se passa na mente de uma pessoa com Isabel, ficcionando fatos reais e cruentos como é a história do Haiti, no mar do Caribe.

Quem acompanha Isabel Allende, esta mulher miúda e determinada, já leu todos os seus livros, sabe que ela já começou como escritora escrevendo “A Casa dos Espíritos”, consegue entender que somente exorcizando seus personagens através de um catarse literária consegue se manter sã. Pois Isabel já fez isto por duas vezes, quando escreveu “Paula” após perder sua filha com este nome, vitima de uma doença rara e depois com o livro de 1 ou 2 anos atrás que sabiamente deu o nome de “ A Soma dos Dias”.

Minha admiração por esta escritora aumenta dia a dia. Agora com o término da leitura deste último livro, foi difícil, na última madrugada, largar o volume. Por isto iniciei este dia escrevendo este texto.

Leio muito. Desde criança. No início tudo a que tinha acesso, de almanaques que as farmácias distribuíam, aos gibis da época e aos livros que não me lembro onde arranjava. Assim minha “formação literária” é uma mistura de tudo pois passei até por Sidney Sheldon e seus romances totalmente previsíveis, mas fui “salvo” por Erico Veríssimo que como Isabel Allende usava a realidade para ficcionar seus romances. Os sete volumes de “O Tempo e o Vento” foram lidos certamente mais de cinco vezes pois pai muito cedo de hoje três fantásticas mulheres, não tinha grana para comprar novos livros.

Hoje continuo voraz leitor de tudo que me cai nas mãos, mas tenho recursos para escolher o que mais me agrada. Biografias principalmente e romances históricos como este último da Isabel Allende.

A facilidade de acesso a livros hoje é fantástica, inclusive àqueles que dispõe de poucos ou nenhum recursos, pois existem bibliotecas que eram inexistentes ou precárias na minha infância e “sebos”, inclusive na Internet, onde me abasteço de literatura de edições já esgotadas.

Fico feliz em saber que o ramo de livraria está entre os negócios em expansão aqui no Brasil, com Mega Lojas nas grandes cidades e isto deve ser destacado, com Livrarias pequenas em cada cidade , principalmente na metade sul do Brasil. Aqui em Garopaba, somos previlegiadérrimos neste aspecto, pois dispomos de uma que vende exclusivamente livros e alem do seu belíssimo acervo conseguem o que se necessita em questão de dias.

Nós leitores somos seres especiais, principalmente quando podemos usufruir o máximo do nosso tempo para ler.

RICARDO garopaba BLAUTH

5 comentários:

Graça Pereira disse...

Tambem gosto muito de ler, desde garotinha!Antigamente, lia de tudo, agora já faço selecção e vou escolhendo escritores de renome, premiados, falados...e Isabel Allende esta no meu rol. Quando li Paula, tinha de ter um lenço por perto...Gosto dela como escritora e admiro-a como mulher.
Boa leitura e bons sonhos. Graça

Lizete Vicari disse...

Ricardo.
Quando eu crescer, quero ser
que nem tu!
Ando tão atrapalhada com a sobrevivência que, não tenho
lido nada além de temas referentes
ao vinho.
Tema que por sinal estou cada vez
mais encantada!
Grande beijo, é uma alegria te ter
como amigo!

Sueli disse...

Amigo, sinto inveja do seu tempo. Estou com uma fila de livros aguardando a vez de serem lidos. Como é bom poder desfrutar da leitura. Ainda chego lá ...rs. Abração!

Ana Luiza F. disse...

Ler é mesmo tudo de bom e quando a leitura nos prende a atenção então... conseguiste me entusiasmar por esta moça. Bom final de semana. Bjs

RICARDO BLAUTH disse...

alo GRAÇA
alo LIZETE
alo SUELI
alo ANA

vejam só
como são as coisas
dois e meio dias
de bundão no sofá
e hoje
02 de outubro
esta correria

tempos felizes
de uma criança
que espero não cresça
para ter sempre gente
para fazer sorrir
e convidar à brincar

beijos e mais beijos

RICARDO gaeopaba BLAUTH