obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

segunda-feira, 20 de julho de 2009

CONVERSAR - COMPARTILHAR


Sempre gostei muito de conversar. Quem me conhece pessoalmente sabe. Leio muito e estou aprendendo que preciso também a ouvir mais.

Na edição 2 120 da Veja o articulista Claudio de Moura e Castro fez uma crônica super interessante a respeito da fala. Citando fontes mostra que se nunca tivéssemos convivido com outros seres humanos, não chegaríamos a desenvolver nosso cérebro. Cita no início o “Mogli- Menino Lobo” de um conto de Rudyard Kipling que cresce sem nunca ouvir ou ter dito uma palavra até ser encontrado.

A linguagem é o que nos separa do restante da natureza. Por isso temos um cérebro maior que outros primatas, justamente para lidar com as exigências da linguagem.
Sabe-se que metade da população brasileira e funcionalmente analfabeta. Um aluno brasileiro tem uma capacidade lingüística que corresponde a um europeu com quatro anos menos de escolaridade. Quem afirma é um Programa Internacional de Avaliação de Alunos.

Conversar porem com mais conteúdo, ouvir mais, ler mais. Mas ler e entender o que está lendo. Meus estudos pouco passaram do que hoje é o segundo grau. Mas sempre li muito, e quando conversava propositadamente polemizava sobre vários assuntos para tentar extrair de meus amigos e conhecidos pensamentos, idéias que certamente seriam diferentes das minhas. Curioso nunca cansei de perguntar, ir atrás de informações, procurando saber mais, sem ter medo de fazer de continuar andando em frente e corrigindo erros no percurso.

Eu tenho um sonho, que devagar estou tentando transformar em Projeto. Conversar com quem quiser ouvir, perguntar, apresentar novos ângulos, novas perspectivas. Não sou, nem quero ser professor. Quero sim compartilhar minhas vivencias, de biologicamente septuagenário mas com disposição para conversar de um jovem de vinte e três. Conversar e ouvir. Ensinar e aprender. Compartilhar.

Conversar com gente. Alunos e professores. Empregados e empregadores. Dirigentes, empreendedores, com gente que faz uma nação crescer valorizando gente, pessoas, que serão sempre o maior patrimônio de qualquer empreendimento. É gente quem trabalha, mas também são gente aqueles que são nossos clientes. Se não soubermos nos comunicar com pessoas perderemos eficiência, perderemos clientes, perderemos a nós mesmos.

Conversando, ouvindo, perguntado, encontrando caminhos venceremos os momentos que nos esperam enquanto caminhamos o presente.

RICARDO garopaba BLAUTH

8 comentários:

Dani é: disse...

"Conversando, ouvindo, perguntado, encontrando caminhos venceremos os momentos que nos esperam enquanto caminhamos o presente".

Acho que é bem por aí!

Saudações!

Anônimo disse...

Ler livros e estudar amplia os nossos conhecimentos, mas ouvir e conversar é aprender a ser gente...
Beijos,
Ana Lúcia.
PS: Ricardo, por favor, peço para me responder, comentar, sempre que quiser, utilizando apenas o meu blog. Uma dica, fique com o dedo apertado na tecla "page down", para ajudar na abertura.

Anônimo disse...

Estou convidando você e os seus amigos para participarem do "Vou de coletivo!", idealizado pelo Murilo H. Abreu. Pelo meu site, se consegue chegar ao dele, para obterem maiores informações. A inscrição é dia 1.º, agora.
Beijos, adoraria se fizessem parte junto comigo...,
Ana Lúcia.
PS: Ricardo, por favor, comente apenas pelo meu blog...

Nade T. disse...

Também adoro conversar! Conversar com pessoas inteligentes, espertas, pois falar sobre banalidades não faz muito a minha praia...
Lindo final de semana pra você e sua família, querido!
Bjs

Sueli disse...

Comunicação é um dom e deve aproveit-alo muito bem quem o tem. E você o tem, meu amigo. Vá em frente! Abração!

RICARDO BLAUTH disse...

Alo DANI
ANA LUCIA PORTO
NADE
SUELI

Estou terminando de formatar esta idéia em Projeto

Pretendo sim levar em frente

abrs

RICARDO garopaba BLAUTH

nd disse...

Oi Ricardo,

Tbm adoro conversar, "jogar conversa fora" como se diz aqui no nordeste. Já cheguei a ver o dia amanhecer batendo longos papos com amigos.
E se tiver uma cervejinha junto...ai fica melhor ainda.
Apesar de que não bebo muito, apenas para ficar mais alegrinha.
rsrsrsrsrsr.


PS: Vejo que vc está me seguindo, é uma honra prá mim. O que vou fazer o mesmo, não por obrigação , mas pq encontrei aqui blogs legais, com conteúdos inteligentes.

Receba um abraço desta Pernambucana da gema !!

E olha que em se tratando de conversar, creio que em poucas regiões se encontra gente tão disposta disto como aqui.ahahahahahahaahahah

Falar muito e sorrir, são características muito nordestinas.

RICARDO BLAUTH disse...

Alo BANDEIRA

obrigado pela visita
Volte sempre

RICARDO garopaba BLAUTH