obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 29 de maio de 2009

LIVROS



LIVROS

Coleção de folhas de papel, impressas ou não, cortadas, dobradas e reunidas em cadernos cujos dorsos são unidos por meio de cola, costura etc., formando um volume que se recobre com capa resistente.

O dicionário descreve assim um livro. Para mim é mais que isto, muito mais. É um mundo de magia e imaginação que reúne letras que formam palavras e nos permite sonhar, viajar, estudar, transmitir conhecimentos. Desde que alguém teve a idéia de desenhar formas para representar algo, o fantástico aconteceu. A oralidade não era mais o único meio de preservar pensamentos, idéias, acontecimentos.

Inicialmente os livros eram feitos a mão, desenhados um a um, desenhos e letras. Eram objetos artesanais caros e acessíveis somente a uma elite alfabetizada e rica. Com o advento da tipografia a possibilidade de produção em massa de livros o salto para a humanidade foi incrível. Hoje Livrarias são inclusive lojas - ancoras de grandes Shoppings. Li com surpresa e satisfação que apesar de fusões de grandes super-livrarias (a Saraiva engolindo a Siciliano por exemplo) o mercado ainda está em grande maioria, nas pequenas livrarias pelo Brasil a fora.

Nós aqui em Garopaba somos privilegiados por ter o ANO INTEIRO uma Livraria a nosso dispor. Outra noticia que me encantou é que sebos (livrarias que vendem livros usados) estão hoje organizadas para atender qualquer pessoa em qualquer lugar do Brasil. Aquele livro esgotado, fora de circulação, que você não consegue achar, agora pode ser encontrado pela Internet. http://www.estantevirtual.com.br/ Anote este endereço eletrônico. Livros que a Ester e o Daniel da Livraria Navegar não conseguiram por estar em edições esgotadas, consegui ali pela Internet e chegaram pelo correio em poucos dias.

Visite Livrarias, leia muito e descubra um mundo mágico que se esconde atrás das palavras de um livro.
Terminei de ler um livro de Rubem Alves “Se eu pudesse viver minha vida novamente...”
Risco e sublinho todos os livros que leio. Terminado este, vi o que escrevi na primeira página:

Comprei este livro,
que agora leio e rabisco.
Para ler de novo, mais e mais vezes
e ver iluminadas por traços
luzes para meus caminhos
e escrever as palavras
que se acumulam querendo sair,
serem escritas.

Para quando chegar o dia de ir,
possa dizer como Patativa do Assaré:
“quando eu morrer / eu sei que a terra me come /
mas fica bem vivo meu nome / naqueles que gostam de mim “

Ou ainda como Mario Quintana:
“morrer, que me importa /
o diabo é deixar de viver “

Até lá juntar letras, fazer palavras.
Colocar luzes para iluminar caminhos
Em trilhas caminhadas.


RICARDO garopaba BLAUTH

2 comentários:

Sueli disse...

Oh, meu amigo, também sou cliente da Estante Virtual e FÃZONA de RUBEM ALVES!!! Livros fazem parte da minha vida. Não saberia viver sem eles. Abração e bom fim de semana!

RICARDO BLAUTH disse...

Alo Sueli


SINTONIAS......sintonias


RICARDOgaropabaBLAUTH