obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sábado, 28 de fevereiro de 2009

FERNANDO PESSOA - HETERÔMINOS



Ricardo Reis era um dos heterôminos de Fernando Pessoa. Alem de Ricardo Reis, Fernando Pessoa tinha muitos outros personagens mais para falar o que desejava em suas poesias. Cada um dos seus personagens, heterôminos, tinha identidade e características próprias o que proporcionava a Fernando Pessoa a possibilidade de se expressar nas mais diferentes formas e distintas idéias.

É de Ricardo Reis um dos versos que me ajudaram a alcançar a “Liberdade” que possuo hoje.

“SEGUE O TEU DESTINO
REGA AS TUAS PLANTAS
AMA AS TUAS ROSAS
O RESTO É SOMBRA
DE ÁRVORES ALHEIAS”

Os versos continuam proporcionando a quem os lê ou ouve uma sensação maravilhosa de certeza do caminho escolhido, principalmente quando, como no meu caso, o caminho é estranho a maioria das pessoas que continuam insistindo em Ter em detrimento do Ser.

Quantos de nós seguem o destino traçado por outros, que consideram seguro para seu futuro. Quando este chega descobrem que perderam, deixaram para trás sua própria essência na busca da volatilidade do TER ao invés da sinceridade do SER.

Gosto demais deste verso, pois sintetiza em cinco linhas aquilo que acredito e que transformou minha vida desde que abracei o fazer prazeroso. Segue, rega, ama. Te preocupa contigo mesmo. O resto é sombra de árvores que não são tuas.

4 comentários:

Ester disse...

Estou passando para deixar alguns esclarecimentos sobre a blogagem coletiva:

A blogagem coletiva gira em torno de um tema central que é "Inclusão Social", dentro desse tema há muito o que ser falado sobre as minorias marginalizadas, sejam elas moradores de rua, favelados, deficientes físicos, vítimas de racismo, vítimas de violências domésticas, viciados, etc... Você poderá postar um texto de sua autoria dando sua opinião, ou colocar texto de outros autores, escrever uma poesia, colocar vídeos, enfim, vc escolhe a maneira como vai postar.

Todos os participantes irão postar no mesmo dia, que é dia 09/03. Se houver algum problema de postar nesse dia, postar antes e deixar para que os outros participantes possam ver sua postagem e comentarem. Todos irão visitar uns aos outros. A idéia é essa conhecermos novos pensares e novas pessoas.

Todos postarão em seus respectivos blogues. E se possível, colocar o selo da blogagem coletiva no lado direito de seu blog para ajudar na divulgação.


Coloquei uns sites em meu blog que ajudarão na pesquisa,


Abs,

Anônimo disse...

ESTER
´
JÁ TENHO A CRÔNICA SOBRE "INCLUSÃO SOCIAL" PRONTA , SÓ FALTANDO DETALHES.

PRETENDO ABORDAR O TEMA DENTRO DA MESMA LINHA DO TEXTO ACIMA, DE RICARDO REIS, HETERÔMINO DE FERNANDO PESSOA.

OBRIGADO PELA VISITA

Dona Sra. Urtigão disse...

Ricardo,
entendi a metáfora, mas gosto de discordar, de fazer o pensamento voar alem do dito, devaneios...
e então, perguntaria, qual o mal em desfrutar de sombras de árvores alheias ? Pois no calor nada melhor que sombra ( e água fresca) e se não fizemos questão do Ter, não tendo, portanto, árvores ou jardins próprios, uma sombra emprestada é tão bom quanto a que teria sido conquistada. Pois quem se libertou de fato dos desejos de posse, se torna com isso dono de todo o mundo.

Anônimo disse...

alo Dona Urtigão

CONCORDO COM TUDO QUE DIZ. SE AS SOMBRAS SÃO ALHEIAS, DELAS NÃO PRECISAMOS NOS PREOCUPAR COM ELAS, SÓ USUFRUIR, COMO OUTROS PODERÃO USUFRUIR AS PLANTAS QUE REAGAMOS E QUE AMAMOS. SÃO NOSSA RESPOBSABILODADE MAS O PERFUME É DE TODOS. COMO AS SOMBRAS.

LIBERDADE QUE FALO É CURTIR AS COISAS COMO SÃO. NÃO SOMOS DONOS DE NADA. SÓ DO NOSSO MOMENTO.

ADMIRO A SUA DETERMINAÇÃO E POSIÇÃO PERANTE O MUNDO. CONTINUA EM FRENTE, DEFENDENDO O DIREITO DE SER O QUE É. E FOD....(puxa quase escrevi foda-se) QUEM PENSA O CONTRÁRIO.