obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

domingo, 16 de novembro de 2008

DESAFIOS – YOGA MONTANHA ENCANTADA

Quem acompanha minhas “artes”, no mundo das artes plásticas, sabe que gosto de desafios.
Já realizei dezenas de obras realizadas por encomenda, para lugares e situações específicas. Projetos de arte para hotéis, centros administrativos, empresas, praças publicas, escolas. Cada encomenda tem o seu foco a ser pesquisado, para transmitir, através da obra pronta a mensagem proposta.
Em meados de 2008 recebi a encomenda de realizar obras para o “CENTRO DE YOGA MONTANHA ENCANTADA” em Garopaba-SC. O projeto, pintar telas para decorar as muitas cabanas do local que hospeda alunos e participantes do mundo inteiro.
O motivo das telas deveria ser obviamente Yoga e o local onde o Centro esta construído, a Montanha Encantada, bairro de Garopaba que recebe este nome pelos morros, cascatas e mitos locais.
Fiz diversos estudos e rascunhos baseados em posições básicas da yoga, tendo como fundo, cenas que fazem uma releitura de locais reais da cidade que está de frente para o mar. Lá estão os barracos dos pescadores, a igrejinha histórica, também a cascata da Encantada e seus morros gêmeos.
Desenhos prontos, aprovados, as telas de lona pretas já preparadas com fundo apropriado, começam a receber as primeiras cores básicas. É um momento mágico no meu atelier. O preto das lonas, que não considero cor, mas ausência de luz, está lá, esperando cores. Pinto com as três cores primárias de tinta acrílica, como se luz fossem. As cores se fundem, formando infinitas variações, pois trabalho sem limpar as ferramentas que uso para pintar.
Registro fotograficamente todas as etapas.
Curto prazerosamente a magia da pintura. Paro, olho, analiso e então cada tela, cada cor, conversa comigo dizendo o que devo fazer a seguir.
Mais e mais tinta é aplicada, abrindo luzes, criando volumetria. O tempo passa sem que eu perceba.
É quando, tomada por uma alegria intensa, a criança interior me ajuda no fazer, no pintar, no realizar o trabalho encomendado, sendo meu guia e companhia permanente.
Num outro momento mágico dá para sentir as telas conversando. Pare. Está pronto.
Não dá para explicar. Você tem que estar feliz com o que pintou e então parar.
A assinatura, mais os sites, da Yoga Encantada e o meu, são serigrafados sobre as telas prontas.
Verniz final é aplicado, para cobertura, realce e proteção final.
Mais um projeto prazerosamente concluído. A criança interior vibra comigo ao ver nos olhos dos proprietários finais, a aprovação total, a maior recompensa para um trabalho realizado com prazer por quem gosta do que faz.

Nenhum comentário: