obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

 

 

O TREM E O VELHO/GURI

O mundo em que hoje vivemos ainda impressiona o velho, mas não o guri que mora dentro dele.

Outro dia recebi um email de uma pessoa que visitando a Casa Cor de Palegre viu duas telas que lhe chamaram atenção. Estavam em um ambiente da feira e deu um jeito de descobrir meu email. Eram obras minhas, doadas a Fundação Semear de Novo Hamburgo.  Não sabia que lá estavam.

O que chamou-me a atenção foi que a pessoa que me contatou passou a sua vida próxima a trens pois sou pai era um chefe de estação tendo morado com a família em Novo Hamburgo, administrando sua agencia.  Reconheceu a estação pintada na obra e se emocionou. Daí o contato para me falar a respeito.

Cresci próximo da estação de trem,  hoje no centro da cidade, que se formou ali a partir dela. Infelizmente desapareceu ao contrário de outras cidades que as preservaram.

Foi para salientar como o trem foi importante para a região que pintei muitas telas e três grandes painéis que estão no meu acervo.

Fiz também sob encomenda  um outro enorme composto de dezoito telas  grandes ( 0,90 x 0,90 m ) compondo painel com  um total de 5,40 m de altura por 2,70 m de largura. Está no Centro administrativo da cidade desde a virada do século quando foi inaugurado o prédio. O trem ocupa com destaque a parte central do mesmo.

As novas gerações desconhecem a importância do trem para a cidade e região. Quando posso falo e faço novas obras a respeito. Foi o caso da obra que comento no início.

O guri que acompanha o velho que sou vibra quando tais fatos voltam á cena. São formas de resgatar e salientar o trem no vale dos sinos que não seria o que é hoje não fosse a iniciativa de empresários e colonos emergentes do século dezenove. Tomaram a iniciativa de formar uma Companhia com ingleses e apostaram dinheiro para viabilizar o projeto.

Quando isto aconteceu, entre a idéia original  e a chegada efetiva do trem a NH passaram-se  menos de cinco anos. Hoje em pleno século vinte e um recém chegou o tão falado e polemico metrô.

São outros tempos e hoje “burrrrrocracias” tem que ser vencidas e alimentadas.

 

RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: