obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 1 de junho de 2012

POESIA DAS PALAVRAS....em Portugal


"Elas andam pela praia com as catarinas à vela".

Segundo Ruy Castro numa crônica sua de 1989, é assim que os portugueses descrevem moças fazendo topless pelas praias de lá.

Poesia pura a meu ver.

Portugal é um dos países que pretendo visitar em breve. Relatos dos que por lá já andaram, amigos blogueiros, mais o "chef", português legítimo, de um restaurante que é muito frequentado por nós aqui em Garopaba ajudam para que isso aconteça.

A crônica de Ruy Castro que cita a frase se intitula apropriadamente "Dois países separados pela mesma l" e tem como subtítulo........"um paletó xadrez é um casaco aos quadrados".......

Minha filha Nina quando lá esteve como atriz e musicista, quando num restaurante lendo o cardápio, perguntou ao garçom : " o que acompanha este prato ?" ao qual o mesmo respondeu dentro da lógica da nossa língua como é falada na nossa pátria mãe........" ora pois, EU...."

Parece piada, mas dito e representado pela Nina com suas caretas e trejeitos, fica realmente engraçado, mas é lógico e poesia pura mais uma vez......

Viva a nossa língua com tantas variantes nos dois países em lados opostos do Atlântico, além de em muitos outros onde hoje o português é falado.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: