obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 15 de maio de 2012

LENDO AS ÚLTIMAS




Frequentando uma festa nativista gaúcha, seja de provas campeiras, seja de invernadas artísticas, o olhar atento de quem procura algo para registrar, sempre encontrará algo.

Pilchado, sela de montaria ao lado o peão aguardando seu momento, aproveita, sentado a cerca do piquete, para saber das últimas.

Com indumentária completa, tudo indica que vai participar de um torneio de Tiro de Laço, onde o competidor montado tenta laçar somente as aspas do novilho que é solto a frente.

Quem sabe o peão aqui retratado esteja lendo no jornal local, regional ou nacional o que vai “mundo a fora” ou que comentam sobre o evento em que está participando.

Sempre me senti bem ao circular pelo mundo em que se cultivam as tradições gaúchas. Agora em que já monto de tempos em tempos por passeio pelos campos de cima das serras rio grandenses, posso sentir mais profundamente as emoções dos que competem entre amigos, mais das vezes por puro prazer.

Montado, aproveito para conversar com os vaqueanos que auxiliam nas cavalgadas abrindo e fechando cancelas ou portões das fazendas que cruzamos. Conversando aprende-se muito e é visível a felicidade com que contam as peripécias a cumprir, principalmente quando envolvem boas somas de dinheiro. Existem inclusive competições em que só os melhores dos melhores competem.

Quem sabe o acima retratado num seja um destes.

O mundo da cultura gaúcha aumenta cada vez mais mundo a fora. Pretendo com um grande projeto que sonho a nos, deixar uma marca que talvez outros venham a ler nas ultimas.

RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: