obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sábado, 14 de abril de 2012

UM SÁBADO CURITIBANO




É sábado e vamos visitar a Efigênia Rolim que vestida de papeis de bala conhecemos no passado. Hoje com oitenta anos sua historia continua rica em força e ideais.

quem a conhece dizem
não a esquece
vamos conferir
ricos somos todos
que sabem momentos viver
pobre é quem valores financeiros
coloca na frente
e ainda assim
pobre prefere ser...
que fazer....

Efigênia Rolim confira este nome no oráculo Google. Vai ficar surpreso com que vai ver. Uma vencedora surreal.

De sobras descartadas que sua criatividade transforma em roupas de "rainha", é admirada por quantos se ausentando de pré-conceitos aprenderam com seus gestos, ações e palavras.

Conhecemos sua casa, seu "museu", como chama duas grandes salas, seu mundo de roupas e objetos. Por onde se olhe a surrealidade está presente. Nossa consciência de "normalidade" tende a ficar tonta em frente a tantas "verdades".

Efigênia não para quieta um instante, falando, interpretando seus personagens, ensinando seus conhecimentos, a duros esforços aprendidos. Mas sempre alegre no todo otimista, determinação porejando.

Uma sobrevivente, mãe de nove filhos, tem hoje sua morada, com seus talentos conseguida. Lá tem asfalto, luz, internet que um dos filhos opera, e demarca o fim de Curitiba. Do lado dos fundos de sua posse, a terra de ninguém, onde até aboboras que colheu para saciar a fome dos outros foi proibida de continuar plantando.

Sem medo de "ridículos" Efigênia é um "anjo de bondade e alegria" que não cansa em compartilhar.

Incluo-me hoje entre os que aprenderam com seus exemplos. Vivam pra sempre "efigênias" ......estejam onde estiverem. Vida longa para seus ensinamentos.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: