obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

segunda-feira, 5 de março de 2012

FIGUREIRAS DE TAUBATÉ



A beleza da simplicidade está presente em tudo que fazem. Trabalhando com argila assim como a encontram na natureza, a maioria das peças não vão ao forno para queima tradicional, secando ao calor do sol e das mãos que aplicam tintas vibrantes sobre as obras.

A arte que hoje transforma a cidade foi iniciada nos fins do século dezenove quando uma figura de santa foi consertada com argila local por uma devota.

A ingenuidade e pureza das pessoas está presente em tudo que é realizado na cidade fazendo com que Taubaté se tornasse conhecida como “a cidade das Figureiras”, pela maioria de mulheres que na atividade trabalham.

Fico fascinado com a capacidade de, do pouco, do quase nada fazerem o todo.

Aceitando naturalmente as dificuldades e delas tirando o proveito possível tem hoje a cidade uma quantidade de pessoas de todas as idades, inclusive crianças à dar vazão à criatividade ingênua que cria a fascinação mencionada.

“Casa do Figureiro” é o local que criaram para reunir os que preferem trabalhar junto com demais artesões, aprendendo e ensinando. A " casa" serve ainda de local de visita onde está o mostruário à possíveis compradores.

Um dos veteranos, homem, do grupo de figureiros não as pinta, preferindo deixá-las naturais após a queima em forno. Cria conjuntos escultóricos interessantes e a cor da argila queimada é naturalmente cheia de belas nuances causadas pela fogo.

A internet fornece uma quantidade imensa de imagens das quais elegi uma para ilustrar o texto.

Vale uma visita ao Google ou outra ferramenta de busca para se extasiar sobre o que falei.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: