obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FOTOGRAFO AMADOR



Sempre gostei de imagens dai minha paixão por fotografia desde sempre.

Na minha iniciação o acesso possível era o dos antigos caixões, maquinas fotográficas enormes filmes de grande tamanho que facilitavam o trabalho no laboratório, o quarto escuro que todo fotografo amador tinha de uma ou outra maneira instalado em algum canto da casa.

O pai de um dos meus amigos de infância era o melhor fotografo da cidade e seu estúdio, atelier e residência eram praticamente ao lado da nossa casa.

Era fascinante vê-lo trabalhar nas químicas e lavagens das fotos prontas na agua corrente que seu poço artesiano proporcionava.

O "seu Rex" era um artista, na realização do "clic", no seu trabalho, nas químicas fotográficas e nos retoques posteriores, antes das cópias finais. Nas grandes chapas fotográficas que revelava, a noite trabalhava pacientemente com lápis grafites pretos e macios fazendo os retoques. Era exímio desenhista e o resultado da suas habilidades nada ficava a dever aos Photoshop de hoje.

Por tudo isto e mais a sensibilidade que desde cedo adquiri, além da determinação do fazer, participei anos no Cine Foto Clube de São Leopoldo - RS. Era um clube conhecido e respeitado nacional e internacionalmente nos concursos de fotos 30 x 40 em PxB que participávamos ativamente. As reuniões do Clube aconteciam nas noites de sextas feiras em amplo espaço cedido a entidade. Com advento dos cromos coloridos as noitadas sempre terminavam com uma apresentação de fotos selecionadas.

As digitais de hoje, se proporcionaram maior número de imagens, não ensinaram aos fotógrafos de hoje a ver a imagem antes do clic. Mais das vezes o que qualquer um vê é uma profusão de obturadores sendo apertados sem maiores preocupações em qualidade.

Qualquer foto pode ser melhorada com as ferramentas atuais, mas nunca se conseguirá algo que os nossos concursos exigiam se não se dispor de uma imagem já perfeita pronta a ser incrementada. Hoje, era da rapidação, pouquíssimos se dão este trabalho ao segurar uma câmera fotográfica.

Ótimo para os profissionais que o fazem por dever de ofício e que nós "Fotógrafos Amadores de Carteirinha" fazíamos por amor a arte fotográfica.


RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: