obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MUDANÇAS e REJUVENESCIMENTO..

Vi há poucos dias um filme animação que utilizou todo potencial tecnológico hoje disponível para fazer cinema. Cinéfilos como eu ficam fascinados com as diferenças do que inicialmente era conhecido como desenhos animados, pequenos curtas que algumas vezes antecediam o filme em cartaz.

O Filme animação que vi tem já em seu nome uma sugestão de mudança. UP- ALTAS AVENTURAS.

O personagem principal, um velho viúvo solitário descobre em si próprio a capacidade de recuperar sua vida e seus sonhos. Sua casa que dividiu com a esposa também aventureira estava desaparecendo cercado pelos edifícios que lhe roubavam os horizontes.

Ele se renova, descobre que o real está dentro de si próprio e não fora, tornando-se então o que é, um homem pratico que apesar de andar nas nuvens, resolve que somente através da ação encontrará o caminho da verdade.

O professor de lingüística da UFSC, Heron Moura, traz a tona os pensamentos e escritos do filósofo americano Emerson (1803-1882) quando faz com que o personagem principal do filme se dê conta que se está perdendo sua privacidade decide subir aos céus levando junto sua casa já que o ar não pertence a ninguém. Qual poeta sonha em levar sua casa e vida a novas aventuras e o faz descobrindo um mundo novo dentro de si mesmo.

Mudanças e conseqüentemente o rejuvenescimento é lutarmos, como ensinava o filósofo Emerson “ contra a banalização e o conformismo”.

A cena em que os vizinhos vêem espantados os telhados da velha casa inexpressiva naquele maciço urbano, se abrir e de lá saírem milhares de balões coloridos que elevam a casa.

A engenhosidade do velho Carl, este o nome do personagem principal conduz a casa para longe com engenhocas dignas dum professor Pardal.

O filme segue cheio de “mensagens” que os atentos saberão ver e interpretar.

Mas o essencial está lá. Não se banalizar, não se conformar e saber o seu querer e ir.



RICARDO garopaba BLAUTH

2 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Ligalll! Vou ver quando puder.
Sabe o que descobri recentemente, as HQs . Não imaginava que nesses modernos quadrinhos fossem referidos conceitos filosóficos,que se levantassem temas éticos, tudo em meio a traços e enredos aterrorizantes. Sem ironia ou sarcasmo, é excelente leitura para o banheiro, sério. Voce vai, lê um pouco, sai refletindo sobre o que leu, quando volta está lá para continuar. E não são afetadas pela umidade do vapor do chuveiro como seriam os livros.

ricardo garopaba blauth disse...

alo SRA DNA URTIGÃO

legal tua referencia a leitura de banheiro...leitor voraz se não tiver outra coisa para ler leio ate rotulo de caixa de fosforo.....

e o importante como disses, sempre se aprende algo