obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O PRAZER DUM FOGÃO A LENHA




Cada vez mais raros no mundo em que vivemos, o fogão a lenha que industrializado ou não, ocupa e continuará ocupando um lugar especial na preparação de comidas mundo a fora.

Equipamentos modernos facilitam a vida de quem exige rapidez e qualidades sempre homogêneas, principalmente restaurantes.

Acredito, sonhador que sou, ser o fogão a lenha o Rolls Royce da cozinha mais intimista. O charme do fogo, as cerâmicas em torno das chapas de ferro ou do barro rústico se um fogão modesto de interior, tudo contribui para que cozinhar assim como os nossos ancestrais o fizeram é bastante gratificante.

Ha muito se sabe que o alimentar-se não depende somente dos ingredientes, mas do todo que envolve cozinhar, apresentar os alimentos a mesa, saber como foram preparados, donde provem, quem os prepara. Neste contexto o fogão a lenha ocupa lugar de destaque.

Gosto de cozinhar, mas sem ter que. Gosto do desafio de receber e preparar algo para confraternizar numa mesa. Gosto de comer junto com meus convidados jogando conversa fora e se possível com um bom vinho ou cerveja.

Um fogão a lenha é um dos meus sonhos e espero o dia qu num vou cozinhar. Não tenho pressa. Aprendi que tudo na vida tem seu momento certo.

O meu fogão a lenha já existe em meus sonhos e quando chegar será festejado.



RICARDO garopaba BLAUTH

3 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

No mundo em que vivo, das casas que frequento, exceção sou eu que não tenho fogão a lenha. AS melhores amigas, a filha mais velha e suas amigas e amigos, e aquele pão de queijo, a broa de milho no forno, o feijãozinho ou um quiabo refogado, arroz de ervas, tudo em panelas de barro ou de pedra....Chega, vou para lá amanhã. Decidido, apesar do medo da chuva e do carro meio troncho.
Abraço.

http://patiosequintais.blogspot.com/

Dona Sra. Urtigão disse...

Puxa! Agora que vi que nas fotos dei pouco espaço aos fogões. Bom, assim posso corrigir isso, em breve.

ricardo garopaba blauth disse...

alo DONA SRA URTIGÃO

bem vinda ao "clube"....um dia vamos cozinhar juntos