obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ANTEPASSADOS.



Há muito estou pensando em escrever algo sobre os que vieram antes de nós e se tornaram nossos ANTEPASSADOS.

Desde o desafio recebido em novembro de 2006 para escrever semanalmente para um portal de Garopaba, penso em escrever sobre os que nos antecederam. Sobre antepassados. Por quê? A resposta é resultado de outro desafio. Roberto Dienstmann apareceu um dia em meu atelier na Aldeia das Artes em Dois Irmãos com um convite que achei no primeiro momento estranho. Como quase a maioria das pessoas acreditava que falar sobre o passado é coisa de velhos.

Organizava o Roberto com o seu irmão um grande encontro dos descendentes da família Dienstmann e queria durante o dia do evento fazer uma pequena mostra dos “talentos” de alguns destes descendentes.

Resolvi na ocasião pintar um tríptico da casa e do primeiro Dienstmann em solo brasileiro. Era meu tetravô pelo lado materno. Para isto visitei a casa preservada carinhosamente pelo Roberto e esposa, seus proprietários na época.

Felizmente existem pessoas como o Roberto e seu irmão que pesquisando, organizando documentos, fatos e fotos, deixam um legado importante. Visitar locais como a casa do meu tetravó e tantos outras espalhadas pelo mundo, visitar museus, ler biografias, é uma maneira prazerosa e inteligente de aumentar a nossa cultura.

Vários escritores talentosos transformaram informações valiosas em romances históricos mais palatáveis e prazerosos de ler. Fotógrafos pioneiros tiveram suas fotos históricas transformadas em livros o que fez com contemporâneos fizessem o mesmo com material atual.

História e estórias precisam ser contadas, registradas, conservadas. Felizmente cada vez mais temos a disposição estas informações. Muitos exorcizam seus “fantasmas” escrevendo, fotografando, teatralizando, filmando.

Particularmente sou entusiasta destas ações e tive o privilégio de já ter realizado diversas obras em pinturas, esculturas e arte aplicada. A obra, um tríptico, que fiz para meus antepassados ilustra estas palavras e sinto-me orgulhoso de ter podido dar minha contribuição.

Da mesma forma empresários, governantes me encomendaram trabalhos que contam em telas e painéis momentos que não devem ser esquecidos.

ANTEPASSADOS. Sem eles não estaríamos aqui. Seus esforços devem ser contados, mostrados, lembrados.

Obrigado a todos os “Robertos” pelos seus esforços para que tal aconteça. Nossos antepassados agradecem. Gerações futuras antecipadamente agradecem.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: