obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DANÇAS GAÚCHAS


Anualmente, geralmente em novembro, acontece o Enart onde os melhores grupos de dança competem e confraternizam dançado e cantado as tradições da cultura gaúcha.

Na etapa final se apresentam os grupos que foram sendo selecionadas meses a fio em competições regionais.

Certa ocasião quando num pequeno município industrial próximo a Porto Alegre tive oportunidade de assistir uma das etapas.

Curioso procurei fixar em imagens não as danças apresentadas aos jurados, mas os grupos se aquecendo, fazendo correntes de confiança na rua, nas calçadas, onde fosse possível, repassando um sem numero de vezes as danças que são selecionadas só na hora da apresentação. A necessidade de estarem totalmente entrosados é fundamental se querem seguir adiante e quem sabe chegar à final.

A cultura gaucha, todos sabem é uma das mais completas, pois destaca provas de campo, canto, dança, trovas e competições instrumentais. Tudo com o churrasco e chimarrão sempre onipresente.

A gastronomia típica gaúcha, principalmente o churrasco, está hoje mundialmente disseminada.

É curioso e interessante saber que o que hoje existe em CTGs – Centro de Tradições Gaúchas pelo Brasil e mundo, foi iniciativa de um “bando de guris” que queriam desfilar a cavalo num sete de setembro e o fizeram a revelia dos professores.

Paixão Cortes ainda hoje vivo, foi a alma do grupo. Então se comprova que o fenômeno que hoje vivemos é ainda recente e com muito futuro.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: