obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ZORRO – COMEÇA A LENDA


Uma das “contadoras de histórias”, Isabel Allende , escritora de quem não perco um livro que escreve, m dia me pregou um susto.

Caminhava por uma das mega lojas da Livraria Cultura quando vi o nome de Isabel numa capa de livro com a silhueta conhecida do Zorro ao fundo. Pensei ter enxergado mal e retornei para conferir.

Relutei um pouco, mas acabei comprando o livro escrito em 2005. Não me arrependi e se hoje escrevo a respeito é por estar relendo-o com o prazer renovado de ver uma ficção fina e ironicamente montada em cima de história real da América Latina e do mundo europeu da Espanha, século dezoito, época das guerras napoleônicas.

Isabel retornou no tempo e começa em 1790 narrando um personagem europeu verossímil , militar, capitão espanhol chegando a América para auxiliar religiosos a se defenderem de índios rebeldes.

Mesmo que você não aprecie ficção totalmente fantasiosa, os cenários e história real sobre o qual Isabel insere a história contada valem a leitura. Claro que sou suspeito em afirmar tal coisa, pois sou declaradamente um leitor voraz e os dois últimos livros da autora foram lidos no original para “pegar” todo a magia das palavras de Isabel, chilena hoje morando na Califórnia.

O velho/guri se diverte recordando numa boa literatura uma figura muito explorada em gibis do tempo ha muito passado, quando ainda era um moleque que ia as matines de domingo para ver filmes e trocar com amigos as revistas já lidas, por outras “novas”.

“Zorro” de Isabel Allende é uma surpresa do início à última página.

Não acredite. Leia e confira.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: