obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DOIS TIPOS DE NÃO

O filme que eu assistia fui garimpar na locadora, pois queria voltar a assisti-lo. Roteiro baseado em cima de um fato histórico real que mudou o comportamento de muita gente e se passa a cerca de pouco mais de quatrocentos anos atrás no então império alemão.

Numa das cenas, um personagem chave na história deve dizer NÃO àquilo que está lhe sendo proposto faça. Está em situação difícil, mas é um velho experiente e como tal com muita vivencia em situações como aquela. Seu auxiliar de confiança lhe pergunta o que fazer. Responde então o nosso personagem:

“Existem duas maneiras de dizer não. A primeira é nada fazer e deixar que a inércia faça seu trabalho, paciente e com o tempo a correr........... A segunda é dizer o não da forma o mais gentil possível deixando que se perceba que não é a resposta correta, deixando interrogações. Ou se nada disso for possível então lutar pelo que se acredita, mas só fazê-lo tendo a certeza da vitória.”

Foi o diálogo apresentado no filme. Talvez não tenham sido estas as palavras exatas. O tempo mostrou que tinha razão e que sua sabedoria foi no final o grande trunfo que conquistou os demais personagens envolvidos e mudou para sempre o mundo depois disto.

O que nos interessa aqui é o poder da palavra NÃO. Quando a proferirmos devemos estar seguros do que nos move a usá-la. Para depois disto seguir em frente e enfrentar o que virá.

Não use o NÃO em vão. Ele tem muito poder que bem administrado pode mudar tudo.



RICARDO garopaba BLAUTH

Um comentário:

Dona Sra. Urtigão disse...

Gosto de substituir o não por algo como " ou "