obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PODE VALER MAIS QUE OURO

Um dos programas que gosto de assistir na SKY é o History Channel - Maravilhas Modernas. Sempre algo prosaico, mas inusitadamente apresentado de uma maneira eficiente.

Certa vez o assunto era o machado.

Todos conhecem, talvez possuam e quem sabe já manejaram algum. O programa que assisti mostrou o machado como uma ferramenta totalmente diferente daquela que normalmente imaginamos.

Em alguns lugares ou situações ter um em mão faz a diferença entre a vida e a morte quando profissionalmente utilizado.

Um machado custa menos de cem dólares se produzido para uso prosaicos e pode valer milhares de dólares se tecnologicamente fabricado. Foi isto que o programa de uma hora que assisti mostrou.

Machados especiais para bombeiros de países de primeiro mundo, outros de lâminas duplas para locais especiais e assim por diante. Por muito tempo no passado foi considerada a mais potente e destruidora arma de porte pessoal de curta distância.

Para um curioso como eu é fascinante e divertido saber que quanto mais se sabe, mais se sabe que se sabe muito pouco.

No desenvolvimento do homem das cavernas á época atual o machado foi imprescindível. Inclusive na arte é até hoje um instrumento útil e fantástico. Aqui onde moro ainda existem grandes canoas feitas para mais de 10 pessoas a remo e feitas a enxó, uma espécie de machado para escavação de uma árvore inteira.

Na época da tainha é comum ver pescadores artesanais partindo da praia nestas canoas, cercando enormes cardumes depois puxadas a braço para praia. Os arrastões.

Machado alem de dar nome a pessoas...... é uma ferramenta versátil e será difícil achar uma casa que não tenha o seu.

Na hora certa, no lugar e tempo certo certamente pode ainda hoje, valer mais que ouro.



RICARDO garopaba BLAUTH

Um comentário:

Gelson Da Costa disse...

Blauth, "só sei que nada sei", já dizia aquele velho sábio romano. abçs.