obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 26 de julho de 2011

LER, PRAZER, NUNCA OBRIGAÇÃO

Ler, sempre deve ser um prazer, nunca uma obrigação. Isto vale para indivíduos de qualquer idade. Principalmente crianças. Toda criança tem o direito de não ler o livro que não gosta.

Ler deve ser um prazer sempre esperado. Ler é viajar nas paginas de um livro onde as letras se juntaram formando frases para fazer voar nossa imaginação ou nos orientar e instruir no que queremos aprender. Nunca, nunca uma obrigação.

Seduzir o leitor para que queira ler é conquistar não somente um, mas outros mais que virão junto.

O leitor assíduo acabará encontrando seu caminho, temas ou assuntos que aprecia ler e basta entrar em mega livrarias para se extasiar em constatar esta verdade.

Livros para vestibular então...... Fazer um jovem “engolir” o que não quer é afastá-lo de possibilidades futuras. Acredito ser idiota a obrigação de ler autores que alguém convencionou obrigatórios.

Sempre que vejo novas crianças nascendo tenho vontade de fazer o que fizemos com nossa neta desde cedo. Livros de pano, com imagens e letras super coloridas que ela chupava, amassava, curtia e se divertia. Se tornou naturalmente uma excelente leitora, pois em nossa e sua casa sempre estava rodeada de livros que todos liam. Fez as suas próprias escolhas e ler é para ela hoje alegrias, desde que não impostas.

Bibliotecas deveriam existir em todos os municípios. Publicas com amplo horário e disponibilidades. Dotadas de conforto e condições de lá confortavelmente permanecer e estudar.

As que existem são dentro de escolas, rígidas e restritivas em ofertas e horários.

O livro é uma ferramenta fantástica e imprescindível para garantir nosso futuro, seja ele eletrônico como hoje já se vê ou convencional de papel que acredito nunca morrerá.



RICARDO garopaba BLAUTH

Um comentário:

Gelson Da Costa disse...

Blauth, a respeito do livro, Érico Veríssimo disse certa ocasião: "desconfie do livro".Acrescento eu:o papel é muito dócil. abçs.