obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 10 de junho de 2011

UM PEQUENO GESTO, MESMO QUE TARDIO

Gosto de bom cinema. Filmes de longa metragem. Os de curta metragem, com raras exceções são, na minha opinião entediantes.

Pois outro dia tive uma agradável surpresa em ver um destes curta que me seduziu a assisti-lo. Acredito que resolvi fazê-lo pelo comentário que acompanhava o email de ter sido um curta premiado.

A história se passa em plena segunda guerra e uns moleques fardados entram em uma casa abandonada e destruída. Como não encontram nada que os atraia e logo saem. Um deles intrigado com um pequeno ruído fica e descobre uma menina escondida em um túnel ao fundo de um armário.

Duas crianças em situações distintas. A menina judia assustada e o menino alemão estudante de alguma escola militar surpreso. Um longo silencio é quebrado não por sons, mas por um gesto da menina estendendo um pequeno minotauro branco de porcelana que menino aceita em troca do isqueiro que carregava.

Logo ruídos de adultos soldados chegando fazem o menino pedir que a menina fuja enquanto ele fica e tenta esconder nas costas o pequeno cavalinho.

O oficial exija que ele o mostre e raivoso dá-lhe um empurrão que derruba o bibelô que logo é esmagado por botas marciais.

A cena seguinte mostra um senhor bastante idoso carregando um modesto embrulho exitando em tocar a campainha de uma casa. Depois de fazê-lo já quer se afastar quando a porta se entreabre. É uma velha senhora que o recebe e a quem ele dá o embrulho. Convidado a entrar ela o abre e se depara com o cavalinho de porcelana precariamente restaurado, mas que transmite toda a emoção do que aconteceu no passado e nunca foi ou será esquecido.



RICARDO garopaba BLAUTH

3 comentários:

Elaine Crespo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elaine Crespo disse...

Oi Ricardo!

Bom dia!!

Sou cinéfila também. Tenho um blog exclusivo para deixar minha opinião sobre o filme. Uma visão pessoal nada técnica. Somente onde ele se encaixa em minha vida e que emoção me traz!

Me emocionou muito o resumo que você fez do curta.
Qual o titulo do curta!?

Na premiação do ultimo festival de Cinema Brasileiro, um Curta-Metragem chamado Recife Frio de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de Melhor-Curta de Ficção
e é muito interessante porque mostra como mudaria a cultura da cidade em função de se tornar uma cidade com clima frio!

No meu blog tem o curta!

http://movieandcia.blogspot.com/2011/06/recife-frio-recife-frio-brasil-2009.html

Quando o assunto é cinema eu perco a noção! Este comentário virou carta!(risos)

Um lindo dia!

Beijos
Elaine

Apaguei o recado acima , cometi um erro grave de ortografia!(risos)

ricardoGAROPABAblauth disse...

alo Elaine

por favor reponha seu comentário...
para o qual fiz esta resposta.....

OS LEITORES AGRADECEM