obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

VOCE SABE ?

Com setenta e um anos completados ontem, pensei comigo mesmo........quantos sabem “quanto é o suficiente” ? Fui olhar no que já escrevi desde julho de 2007 resolvi voltar a compartilhar o que já “aprendi”. Aqui vai. Pegue duas folhas de papel e relacione numa delas o que você gosta e na outra o que não gosta. Deixe-as sempre a mão e sempre que se lembrar de algo coloque numa das duas listas. Em pouco tempo você terá o seu próprio perfil. Simples. Releia de tempos em tempos e enquanto isto vá deixando sua mente lhe dizer o que é o suficiente para você das coisas da lista positiva. É pessoal, por isto você é que deve chegar sozinho as suas próprias conclusões. Converse consigo mesmo, leia, pense. Vá anotando, sem se preocupar o que é mais ou menos importante nesta etapa. Simples listas. Fácil, prazerosa de escrever e lembrar. Natural e espontaneamente o quanto é o suficiente se mostrará para você. Você verá que “o suficiente” é uma das coisas que está escrito na lista das coisas que gosta. Simples não? Super simples. Por isto é que muitos acreditam não saber que o suficiente é simplesmente saber parar. Invejam os que têm tempo para ler, viajar, brincar com os filhos antes que estes fiquem adultos. E mesmo depois disto, abraçar e ser abraçado. Acreditam que ainda não tem o suficiente para ter tempo para estas coisas. Um dia, geralmente já idosos, descobrem que a “tesão” passou, que os filhos estão seguindo seus próprios caminhos, que seu próprio corpo não agüenta mais emoções fortes. Descobrem que foram sempre aumentando as expectativas e que já tinham o suficiente há muito tempo. Estava lá escrito. Você é que não se permitiu ver, enxergar. Não espere a última gota que faz derramar o copo. Aprecie a vida em doses enquanto vai enchendo e naturalmente saberá quando já tem o SUFICIENTE. Depois é só fazer a vida rolar, vivendo “momentos” de cada vez.


RICARDO garopaba BLAUTH

11 comentários:

Fernanda Coelho disse...

Muito obrigada pela mensagem maravilhosa assim, no começo do dia.
Realmente, Ricardo, vivemos numa busca frenética por mais. Mais dinheiro, mais juventude, mais status, carros mais novos, roupas mais adequadas, tudo em função do que os outros vão pensar, do que vão dizer.
As pessoas se perdem pelo caminho e vão buscando procurando um ponto de satisfação que ficou lá atrás. Porque o suficiente já passou.

Amei a dica e o texto todo.
Boas festas.
Um abraço.

Graça Pereira disse...

Deliciosamente CERTO!
Eu já entrei nessa fase...Vivo um dia de cada vez mas...aproveitando tudo de belo que a vida ainda me dá...como por exemplo, ler as tuas crónicas!
Feliz Natal.
Beijo
Graça

ricardoGAROPABAblauth disse...

ALO “encantadora de palavras” FERNANDA
OBIRIGADO GURIA
QUE DE BRASILIA ACOMPANHA
O QUE O “JURÁSSICO” ESCREVE

Boas ENERGIAS para você tbm
ricardo GAROPABA

ricardoGAROPABAblauth disse...

Alo GRAÇA
Boas ENERGIAS fluem
De GRAÇA

Ricardo GAROPABA Blauth

angela disse...

Você faz aniversário e nos dá o presente.
Boa dica. Parabéns pelo aniversário e aproveito para desejar um feliz Natal e um 2011 cheio de saúde e alegria junto aos seus.
beijos

ricardoGAROPABAblauth disse...

Alo ANGELA

A alegria de compartilhar
Conversar
É um prazer
Insuperável..........
Pelos votos OBRIGADO
E o dobro para
Ti e “meus leitores”

Bjs recebidos
Retribuídos

Ricardo GAROPABA

Jorge Pinheiro disse...

Um grande abraço ligeira mente atrasad, mas muito sentido. Nunca se tem a mais de amor e fecidade. Votos do melhor para si e para os seus.
Jorge

ricardoGAROPABAblauth disse...

alo GURI PORTUGUES

se já considerastes o jogo findo...lamento mas apesar de mais velho "não entrego o jogo".....apesar de septuagenário......continuo na "arena"....rsrsrsrsrsr

abrs ricardo GAROPABA

Alexandre Flores Torrano disse...

Blauth, "aquele abraço", cantado como o refrão daquela música do Gil.
Muita luz e paz no coração. Feliz aniversário.

ricardoGAROPABAblauth disse...

Alo JORGE

Lembranças
Nunca chegam atrazadas
Demais...,,,
Somente se forem
Contas a pagar........

Ricardo Garopaba

ricardo garopaba blauth disse...

“BRIGADÃO” Tora
Luz e paz
Nunca é demais

Ricardo Garopaba