obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ERA TUDO QUE TINHA



ERA TUDO O QUE TINHA


A inocência elimina o medo de receber um não e desconhece o medo de fazer. A criança com seus objetivos e ausências de falsos pudores consegue nos maravilhar com suas espontaneidades. Existem muitas histórias, verdadeiras ou não, mas que refletem coisas que vamos perdendo a medida que crescemos. Recebi a pouco uma destas histórias. “Uma criança com menos de oito anos um dia entrou numa joalheria e disse que queria comprar um colar que estava na vitrine. O proprietário que a atendeu ficou assombrado pela determinação da menina e quis saber porque. Ela então contou que há muito tinha perdido a mãe e queria dá-lo a sua irmã que dela se encarregou desde então. Quis então saber o proprietário se tinha idéia do valor do colar, não disse a menina mas acho que é bem caro por isto por ele vou lhe dar tudo que tenho, apresentando então as moedas que trazia num pano.” Quem de nós esta preparado a dar tudo que tem? Lembro agora um fato que me ocorreu no inicio de minha carreira de artista quando cada quadro que pintava era um pedaço de mim colocado num pano. Tinha uma tela especial para mim que retratava um pedaço das nossas aventuras familiares, viajando em campings. Era uma cena de Cabo Frio da qual gostava de modo diferenciado. Pois um rapaz visitando nosso atelier em Garopaba, lá pelos anos 94/95 se enamorou pelo quadro e soube que não estava a venda. Apesar disto vinha todos os dias e passava “horas” conversando com quem estivesse de plantão na galeria que mantínhamos aberta nos fins de tarde, sempre se referindo ao quadro que o fascinava. Assim se passaram dias e num destes reuniu “coragem” e perguntou qual seria o preço se eu decidisse vende-lo. Surpreso falei um valor. Voltou no dia seguinte para se despedir, pois estava voltando para casa e num supetão confessou o que todos já sabíamos. Amava aquela pintura e me oferecia “tudo que tinha” do dinheiro que reservara par vir a Garopaba. A importância estava longe do valor que lhe havia dito. Quando dei por mim já havia dito sim. Não me arrependo disto até hoje. Foi o quadro que mais prazer me deu em saber em novo dono. Lembro dele até hoje, e fico feliz por sabê-lo em mãos que souberam extrair de “tudo que tinham” o seu objetivo.



RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: