obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UM CERTO PROFESSOR DE HISTÓRIA



UM CERTO PROFESSOR DE HISTÓRIA



Adolescente fui seduzido pela História por um professor que amava o que fazia. Transmitia conhecimentos aos seus alunos contando....histórias. As suas aulas eram esperadas e depois da indefectível “chamada” pedia que todos fechassem seus livros, relaxassem e sentado sobre a ponta da sua mesa com uma perna a balançar realizava a magia. Contava a História. Assim aprendi sobre o mundo, sobre homens, conquistadores, pesquisadores, reinados, civilizações. Curioso desde sempre, tornei-me ainda mais. Lia, lia muito. O que me caísse nas mãos. Preferia ler a atirar em passarinhos, jogar bola ou colocar minhas bolinhas de vidro em risco. Lembro que já era curioso na primeira infância quando tentava ouvir os velhos falando um alemão misturado com “brasileiro” e o fazia escondido pois na época da segunda guerra mundial era proibido o uso da língua alemã.

Obrigado Professor Soni, onde esteja hoje, por sua abnegação com os “ricardos” adolescentes . O tempo não para e septuagenário lhe tenho grata recordação. Hoje tento acreditar que chegou minha vez de compartilhar “histórias – estórias”, abrindo assim quem sabe, oportunidades para se pensar.


RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: