obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sábado, 14 de agosto de 2010

VÁ TOMAR BANHO



VÁ TOMAR BANHO

Quem aprendeu desde pequeno o prazer de manter o corpo limpo, com banhos diários, mesmo no frio do inverno, tem dificuldades de entender que a expressão “vá tomar banho” seja ofensivo. Outro dia tive acesso a um pequeno texto explicando a possível origem da expressão.
Reproduzo-o abaixo :

Em "Casa Grande & Senzala", Gilberto Freyre analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contatos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradava à Igreja. Ora, índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore pra limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com freqüência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios .. Então os índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem "tomar banho".

Hoje morando junto ao mar que é visão permanente de todos os pontos da nossa casa e ateliers. o prazer do banho está sempre presente. Os hábitos são exemplos de infância. Simplicidade mas com prazer da água jorrando. Certas pessoas, por seus atos e atitudes, mesmo com roupas vistosas e caras, mostram sua “sujeira” interior. Infelizmente assim são maioria dos políticos. Então sim vale a estes dizer....”vão tomar banho”.


RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: