sexta-feira, 9 de abril de 2010
ANALFABETISMO FUNCIONAL
ANALFABETIMO FUNCIONAL
Juliana é uma destas pessoas que vê no exercício do ensino uma oportunidade de transmitir conhecimentos, mas também de conhecer e conviver com pessoas interessantes. Tá certo,,,tá certo! Algumas nem tão interessantes.
Outro dia recebi de Juliana professora universitária, um email ao qual anexou o detalhe de uma prova escrita, com um comentário “ ...."veja o que temos que suportar".
Analfabetismo cultural acredito ser um mal crônico aqui no Brasil. E incluo entre estes analfabetos funcionais, gente academicamente formada, com mestrado e doutorado.
Estou exagerando ? Acredito que se for feito um exame sério em qualquer grupo de cem pessoas com estes títulos, o resultado será frustrante. Que o digam os que tentam depois de formados conseguir vencer a barreira da OAB.
Nem todos precisam saber tudo. Estar continuamente lendo, escrevendo, cresceremos em nossas comunicações. Eu próprio nunca tinha lido ou ouvido a palavra “apóstrofo”, à qual a prova pedia que se definisse sua função. Mas daí a escrever uma idiotice mostra o “conceito” que certas pessoas têm pelo estudo e pelos seus mestres.
Otimista incorrigível que sou, envio aqui publicamente meu carinho e apreço aos mestres por este mundo a fora. O analfabetismo funcional dificilmente será totalmente erradicado. Mas espero que àqueles que se dedicam a mudar esta situação tenham seus valores reconhecidos.
RICARDO garopaba BLAUTH
Marcadores:
ANALFABETISMO CULTURAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário