obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 26 de março de 2010

O ENCONTRO - O BARCO E A BICICLETA



O ENCONTRO – O BARCO E A BICICLETA

Ganhei minha primeira bicicleta da minha mãe. Tá certo, tá certo, foi o pai que a comprou, mas foi a minha mãe que o convenceu que seria um veiculo de imensa valia para um piá, um guri com menos de dez anos. O pai aceitou, mas comprou apenas uma e éramos dois irmãos, sendo eu o primogênito. Lembro até hoje. Uma Durkopp, bicicleta importada. A solução que nós encontramos foi a mais racional possível. Um dia a bicicleta era de um no seguinte do outro. Sem problemas. Com ela íamos ao colégio, na parte alta da cidade. Na volta para casa encontramos uma solução criativa. O “grandão” aqui no assento e pedalando e o mano mais novo sentado no cano e segurando o guidão guiava a bicicleta. Nunca caímos. Tá certo...tá certo...foi a mais de cinqüenta anos atrás e havia pouquíssimos veículos auto motores na cidade que hoje se confunde com a capital. Faz parte da “grande Porto Alegre” e duvido que ainda seja possível fazer o mesmo hoje.

Trago o assunto a tona, pois acabei de assistir palestras de dois “experts” europeus, na Udesc em Floripa- apelido de Florianópolis- capital de Santa Catarina, sobre “mobilidade urbana” onde se defende a bicicleta como transporte limpo, barato e saudável.

Curti cada momento das duas palestras em inglês, com tradução simultânea, em que este veiculo aparece como solução inteligente para o futuro. Claro que para os “velhinhos” haverá o auxilio de pequenos motores elétricos, não poluentes para os trechos mais difíceis.

A imagem que ilustra a crônica e de uma tela que pintei há muitos anos atrás. É de bom tamanho e a doei para um dos filhos de meu melhor amigo que pratica “down-hill”, uma das muitas modalidades de esporte possíveis com a bicicleta.

A bicicleta encostada num barco, no momento em que foi vista despertou em mim a poesia. Um namoro impossível, mas imaginariamente romântico. O barco e........a bicicleta !

Cidades e prefeitos inteligentes, estão investindo em dar condições urbanas para facilitar o uso das bicicletas. Mundo a fora existem exemplos. Tudo indica que soluções serão encontradas para cada vez mais usarmos um veiculo que além de econômico nos faz fisicamente melhores.

Companhias de seguro já descobriram isto e em cidades como São Paulo investem em locais para você estacionar seu carro grátis e trocar por uma bicicleta. “Biciboys” já são realidade há muito tempo em Nova York. São mais rápidos e eficientes que motoqueiros, para pequenos volumes.

Bicicletas, invento que pouco mudou desde que surgiu, mas que cada vez mais é fabricado com novos e eficientes materiais e logo, mais cedo que você imagina, você vai ter a sua. É só esperar pra confirmar.

RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: