domingo, 28 de março de 2010
A ESCUTA
A ESCUTA
Normalmente escutar uma conversa não é tão obvio como na metáfora da imagem acima. Ouvir entretanto só um lado da questão me parece o problema maior. Quantos realmente conversando só ouvem o que querem ouvir e assim fazem julgamentos. Saber ouvir acredito então é o maior desafio para um perfeito entendimento.
Estar presente, mas com ouvido ausente causa mais danos que simplesmente escutar conversas e fatos alheios. Estar presente por inteiro quando se conversa, ouvindo e procurando entender tudo é fundamental. Se preciso for, realimentar, reafirmar, esclarecer completamente o se acredita ter entenddido, evitará danos maiores no futuro.
Conversar é prazeroso e este prazer será cada vez maior quando se aprende a ouvir. O ato então se completa e a vontade de que este prazer se renove vezes e vezes se tornará cada vez maior. Conversar ouvindo realmente tudo.
RICARDO garopaba BLAUTH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Totalmente de acordo.
Conversar é sempre um grande prazer.
Saber escutar uma grande qualidade.
Um abraço.
Alo JOÃO
Ouvir é uma das características que estou procurando cada vez mais desenvolver.
Falando ouvimos apenas o que já sabemos. Há que ouvir o que ouros falam e pensar a respeito
Abrs
RICARDO garopaba BLAUTH
Oi amigo, a "escuta" é um aprimoramente humano muito rico, que só enriquece .Tudo que envolve silêncio atraí Deus...sabedoria.....e paz.
Sucesso....seu blog é fantástico!
Obrigada, por visitar o meu.
Postar um comentário