obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 2 de março de 2010

CARIÁTIDES



CARIÁTIDES

É impressionante a quantidade de informações que um curioso aprende todos os dias. Basta prestar atenção ao que vê, le ou escuta, sem falar no que come. Que sou um curioso os que acompanham minhas crônicas, já sabem há muito tempo. Já fiz textos a respeito, mas hoje quero dar um exemplo que se me tornou hilário no final das contas.
Acompanho diversos blogs e costumo comentar quando surge a oportunidade de algo interessante. Uma das blogueira curitibana, LINA FARIA cujo Blog acompanho, alem de fotografa, escreve muito bem e certa ocasião visitou Porto Alegre - RS.
Retratando diversos pontos cidade, aproveitei para convidá-la à visitar um grande painel que fiz para o Hotel Ritter e que tem como tema “VISÕES DE PORTO ALEGRE”.
Para minha surpresa postou num domingo 24 de maio 2009, fotos de uma das esculturas que adornam prédios da cidade e que está em destaque na minha pintura. Reconheço que desconhecia a história, origens e nomes. Reproduzo abaixo um trecho do seu texto do blog, “NÃO LUGAR” http://naftalina55.blogspot.com/
“Na seqüência de minha pesquisa, 1998/99, chego à informação de como elas, as Cariátides, surgiram na Grécia. Na guerra greco-pérsica, Artemísia e suas Cáris, as bailarinas, apoiaram Xerxes, que perdeu a guerra. Como represália, Atenas as condena a segurarem a cultura com a cabeça, usando a arquitetura como metáfora........bem, cheguei ao ponto que me interessava. Então estavam ali, as belas moças, como forma de castigo. Como sempre, às mulheres, o castigo”. LINA termina seu texto comentando ........... “vejam a expressão de tédio de nossa Cariátide. Também, pudera, se o sarado do Atlante segura o mundo, ela com a cabeça segura o bofe e o mundo. Mulheres são castigadas!”

Rápido postei lá no seu blog um novo comentário que também reproduzo:
“alo Lina........... ia te dizer que o “cara” também está pintado no painel “Visões de Porto Alegre” que te convidei a visitar.....mas depois do comentário que o “bofe” é sustentado por uma mulher......... fiquei sem jeito.........rsrrsrsrsrsrsr

RICARDO garopaba BLAUTH

2 comentários:

angela disse...

E assim vai se tecendo afinidades...
beijos

RICARDO garopaba BLAUTH disse...

Verdade, Angela, verdade

bjs

RICARDO garopaba BLAUTH