obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

domingo, 7 de fevereiro de 2010

PAZ E DRAMA

PAZ x DRAMA

Você consegue ver a diferença ? O que é paz para você e o que é drama ? Você sabe sim, acontece que costumamos colocar tudo num só lugar. Ai a confusão está formada e fica uma daquelas coisas que pescadores chamam de “flash” quando a linha de nylon escapa do local onde está enrolada e fica ..... isto mesmo, uma confusão pra ninguém botar defeito. A vontade é pegar um canivete, faca, tesoura, qualquer coisa e cortar fora aquele “bolo” horroroso e jogar fora. Acontece que é linha caríssima, e só tem aquela para o restante do tempo que tem para pescar. A solução ? Munir-se de paciência e começar a desenlear. É uma metáfora mas na vida é a mesma coisa.

Drama e paz. Paz e drama. Quem está em paz consigo mesmo sofre dores também, mas sabe aquilo que é normal um ser humano sentir. Sabendo algo sem solução, mortes, por exemplo, afasta de si o drama.

Saudades, ausências, mortes, separações, acidentes, rejeições, duvidas, sentir-se só, medos, perdas diversas causam dores. Maiores ou menores não importa. Dores.

Aqui lembro a oração que pede forças para aceitar o que não pode ser mudado, coragem para enfrentar o que pode ser mudado e sabedoria para saber a diferença. Ao descobri-la o drama desaparece. Faz-se o que é necessário fazer, sem dramas. A descoberta da impermanencia das coisas ajuda a encontrar a sabedoria e com ela a ausência de dramas. Nisto as energias que se emanam daquele que consegue cada vez mais separar o “joio do trigo”, para usar uma metáfora bíblica, aumentará exponencialmente a paz interior a cada nova experiência.

Estar em paz consigo mesmo é um aprendizado. Existem diversas maneiras de se chegar ao mesmo fim. Não acredito em receitas, em formulas que conduzem a este fim e sim em uma vontade forte, um querer sereno e constante que fará com que o caminho para tal seja atingido. Uma vez nele, o caminhar aumentará a sua energia e vontade de prosseguir, uma jornada permanente e cada vez mais gratificante
.

RICARDO garopaba BLAUTH

4 comentários:

Graça Pereira disse...

Eu compreendo o significado deste texto tão belo. Penso que o problema não é separar o trigo do joio...o problema é a falta de vontade, a paciência para desenrodilhar a linha que está feita num grosso nó...As pessoas acomodam-se não sei se por preguiça, por falta de objectivos...ou porque, já não vale a pena! Conheço situações em cada um destes grupos... O mundo está mal e não é por acaso . A neglicência fêz crescer o joio de tal ordem que já não há trigo para tantas bocas...
Gostaria que todos entendessem esta mensagem... e muita coisa mudaria!
Um beijo
Graça

RICARDO garopaba BLAUTH disse...

Alo GRAÇA

No meu modo de pensar é lançar as sementes do que se acredita.

E como disses , a mudança acontecerá se houver terra fértil para que elas floresçam

bjs

RICARDO garopaba BLAUTH

Juliana Dias disse...

Palavras sábias. Muito bem escritas!

Abraço!

RICARDO garopaba BLAUTH disse...

Alo Juliana

Outro mais forte ainda.

Visitei seus sites

Volto por lá mais vezes

RICARDO garopaba BLAUTH