obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PAU DE FITA



PAU DE FITA

Dentro da Cultura Gaúcha as danças e canções do Pau de Fita têm suas origens além mar. Trazida por imigrantes foi assimilada, adaptada e hoje totalmente incorporada pelos CTG,s (Centro de Tradições Gaúchas) espalhados pelo mundo a fora.

Sempre gostei de pintar a temática da Cultura Gaúcha. Costumo dizer que ela tem cor, som, cheiro, sabor e voz. Esta presente nos trajes típicos, nas músicas, canções, literatura - prosas, histórias, romances, poesias – também na culinária pelos seus diversos pratos e bebidas - churrasco e chimarrão os mais conhecidos.

Na dança do pau de fita os casais se separam e segurando uma fita de cor diferente para cada sexo, dançam cruzando, descruzando as fitas no pau central, formando e desfazendo desenhos intrincados.

Não painel que ilustra a crônica estão os homens dançando em circulo com seus trajes, livre e criativamente estilizados. Este painel o fiz inteiramente modulado e desmontável, em diversas alturas e tamanhos, formando quando juntos, um conjunto difícil de ser mostrado numa única foto, mas de grande impacto visual.

Foi adquirido por uma rede hoteleira para o saguão de eventos do seu hotel cinco estrelas na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. O Swan Tower Hotel tem sua sede na minha cidade natal, Novo Hamburgo e é hoje uma rede administradora de mais hotéis. O painel está lá mostrando aos que lá se hospedam e realizam eventos uma das facetas do multicolorido, diverso e rico mundo gaúcho.

RICARDO garopaba BLAUTH

Nenhum comentário: