obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

APOENA



APOENA

Quando quis dar um nome ao local que possuo no lado norte da baia de Garopaba pensei em como os indígenas, antigos ocupantes destas terras teriam se referido a ele. Situado a mais de 100 metros sobre o nível do mar lá ainda resiste e renasce um resquício da mata original, que pretendo se conserve e valorize. Do local se tem uma visão privilegiada de toda a baia e seu entorno, podendo-se enxergar as lagoas que preguiçosamente derramam seus excessos no mar depois de abrigar novas levas de peixes, camarões e siris. A paisagem muda com uma rapidez maior que gostaríamos. Pretendo enquanto proprietário que seus encantos se preservem.

Apoena, aquele que enxerga ao longe, segundo os tupis guaranis, me informam fontes pesquisadas. Enxergar além, também no aspecto de qualidade de utilização de espaços é um dos meus motes. Desta Apoena vêem-se os primeiros raios de luz de cada manhã, pois seu aclive que se inicia aos 75 metros e vai aos 150m sobre o mar e está de frente ao leste. O sol se põe as costas enquanto a cidade abaixo e a frente ainda está banhada de luz em dias ensolarados.

As trilhas que implantei e estou aprimorando, acompanham as curvas de níveis para que se possa alcançar o topo sem maiores esforços aproveitando a beleza e sombra das árvores nos dois terços superiores da propriedade. As águas que caem em dias de chuva já formaram e consolidaram caminhos naturais sem remover nada.

Os benefícios que lá estou implementando tem sempre como primeiro objetivo preservar e conservar a natureza podendo lá circular sem danos ou dificuldades naturais a quem já biologicamente atingiu idade madura.

RICARDO garopaba BLAUTH

3 comentários:

angela disse...

Legal você ter um lugar bonito para morar e ter todo esse cuidado em preserva-lo. A natureza deve lhe agradecer todo dia em beleza.
beijo

RICARDO garopaba BLAUTH disse...

O Angela

A praia principal de Garopaba é uma baia e Apoena está no lado norte da mesma. Minha residência-atelier no lado sul. Nada tenho construído sobre o local. Apenas uma cerca, super caprichada de frente para a estrada e trilhas rústicas com aclividade suave. A natureza agradece sim. Sente isto quem comigo vai lá ver. Venha conferir.

bjs

RICARDO garopaba BLAUTH

Lizete Vicari disse...

Lindo texto Blauth!
Lugar maravilhoso!
Tu mereces!
Beijo!