obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CAMILO MORTÁGUA - JOSUÉ GUIMARÃES - coincidências 2



COINCIDÊNCIAS #2

Já escrevi sobre o assunto que agora retorno. Fico curioso quando me deparo com as coincidências. Curiosidade é uma coisa que nunca faltou em minha mente e coincidências que me ocorrem são realidades misteriosas. Divirto-me ao constatar fatos que produzem estas coincidências. Algumas pequenas que aparentemente só eu reparo, mas outras, como a que me levou a voltar a este assunto, ficaram registradas, como vou passar a relatar.

Leio muito e um dos autores de quem já li muitos livros é um também gaúcho Josué Guimarães. Seu livros “Camilo Mortágua” é um dos meus favoritos e já o reli diversas vezes. Romance inspirado, neste livro Josué Guimarães, qual Gabriel Garcia Marques em “Cem Anos de Solidão” ou Érico Veríssimo em “Incidente em Antares” cria um realismo fantástico no qual dificilmente o leitor não ficará preso ao que ali é ali contado.

“Camilo Mortágua” é uma história de “vencedores e perdedores, amores intensos e solidões, poder e miséria” como descreve a contracapa. Camilo Mortágua é o nome do personagem principal do livro. As primeiras palavras do livro são : “Dia primeiro de abril de 1964”.

Num determinado momento, depois de já ter lido e relido o livro e com Josué já morto, tive acesso ao endereço e telefone de sua viúva, Nydia Guimarães e decidi que tinha que transmitir a ela, o quanto admirava seu marido. Tinha sempre dento do carro um volume bastante surrado pelo uso cada fez que ia a Canela no RS, onde Nydia residia. Por motivos que não se entende, daí os “mistérios”, não foram poucas vezes que indo a Canela não conseguia contato. Até a ocasião em que fui por ela recebido e juntos passamos momentos agradáveis conversando.

Antes de concluir a visita disse-lhe que apreciaria seu autógrafo em nome do seu esposo escritor. Simpática e comovida aceitou e abriu o livro para fazê-lo quando me dei conta da data em que estávamos. Primeiro de abril de 2006. O que fez com que tantas vezes a visita pretendida não se efetivasse e só ocorresse exatamente no mesmo dia e mês mencionado na primeira frase do livro ? Mistérios.

A curiosidade a respeito de estes mistérios acontecerem me acompanha há muito tempo e me divirto mencionando o fato quando tenho oportunidade. Não creio ser nada de mais. Simplesmente “mistérios” mencionados na crônica anterior onde citei Rubem Alves e Adélia Prado. Adélia diz que não poderia viver sem ele e Rubem que “Coincidência é acontecer quando o impossível acontece junto sem haver razões”.



RICARDO garopaba BLAUTH

2 comentários:

Lucia disse...

Olá, Ricardo
Coincidentemente, também sou fascinada pelo romance "Camilo Mortágua", tanto que adotei o nome como pseudônimo no site em que publico alguns textos, além disso, um de meus e-mails leva esse nome.
Realmente, ele é tudo o que descreves no teu texto; e muito mais.
Fico muto feliz quando me deparo com essas "coincidências".

Grande abraço e um ótimo 2010.

RICARDO BLAUTH disse...

ALO Lucia

Viste ? coincidências.....................

Abraço e até........................


RICARDO garopaba BLAUTH