obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sábado, 17 de outubro de 2009

PALAVRAS CRUZADAS " jeito " RICARDO garopaba BLAUTH


PALAVRAS CRUZADAS

Acredito ser difícil encontrar alguém alfabetizado que não saiba o que é. As tradicionais são aquela que diariamente jornais, revistas de entretimento apresentam nalgum local especifico.

Eu próprio já tentei fazer, mas não vi o que tornava as pessoas fascinadas, as vezes viciadas no passatempo. Um dia recebi de presente um “ jogo de palavras cruzadas “. Quando abri o presente quem mo deu deve ter ficado surpreso com a minha reação. Como sou péssimo ator deve ter ficado flagrante minha decepção.

Como sou curioso li as instruções para entender as regras do mesmo e acabei fascinado com suas inúmeras possibilidades , inclusive de poder jogar sozinho um jogo criado para interagir com outras pessoas. Continuando a pensar descobri, recriando as regras e maneiras de jogar sozinho. O que me dá prazer são desafios que me façam pensar e não de competir.

Puxa, estou falando como se todos conhecem o jogo de que falo. Na imagem acima está a esquerda. O jogo tem como objetivo criar palavras cruzadas num tabuleiro de mais ou menos 50 x 50 cm com 15 quadradinhos na largura e 15 na altura totalizando 225 quadradinhos. Cento e quarenta peças de madeira de mais ou menos 2 x 2 cm cada uma com as letras do alfabeto. Cada jogador retira de um saquinho 7 peças que o adversário não vê e tenta criar palavras com ele. Cada letra tem um valor sendo as mais difíceis como X, Ã ou Q as de maior valor. Claro que estas são poucas no total e as vogais necessárias em cada palavra serem em maior quantidade e de menor valor. O jogador seguinte tenta colocar as letras que retirou tentando criar uma palavra nova mantendo o raciocínio que tem poder ser lidas cruzadas. Daí o nome do jogo. Vence quem no final tem mais pontos.

No meu novo jeito de jogar não tento fazer pontos mas sim tentar consumir todas as 140 letras disponíveis. Consegui realizar isto já muitas vezes com o tabuleiro.

Dentro desta linha de raciocínio meu novo projeto era encontrar maneira de poder realizar o jogo com as minhas próprias regras em qualquer lugar que estivesse sem precisar levar toda a caixa e as peças do mesmo. Tentei e consegui colocar meu jeito de me divertir com este jogo, colocando tudo numa simples folha de papel, mais uma simples caneta que a gente tem sempre consigo.

É divertido e estimulante e posso fazer isto em qualquer lugar e interromper a qualquer tempo e recomeçar quando quiser seja quando e onde for. Se estiver interessado veja a ilustração acima. O que desenvolvi está à direita. Entre em contato comigo. Para quem ainda não sabe adoro conversar........rsrsrsrsrsr

Seja bem vindo se quiser conhecer uma maneira de estimular neurônios fazendo um passatempo estimulante e prazeroso para quem gosta de palavras.

RICARDO garopaba BLAUTH

2 comentários:

Graça Pereira disse...

Jogo com o meu filho este jogo e nunca levo a melhor! Mas é óptimo para estimular a prendizagem de novas palavras. Chegamos a levar horas...
E as coincidências...continuam!
Um beijo e bom domingo.
Graça

RICARDO BLAUTH disse...

Alo GRAÇA

Coincidências acontecem quando sintonias são iguais
Gosto muito de brincar com palavras, daí a escrever sempre que posso algo no meu blog que nos faça pensar

bjs

RICARDO garopaba BLAUTH