obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ESCOLHAS - DECISÕES



ESCOLHAS – DECISÕES

Todos os dias fazemos escolhas, decidimos por algo a fazer ou não.
Podem ser coisas simples como a cor de uma camisa, qual o filme que iremos ver entre as opções apresentadas.


São decisões, escolhas que mesmo que tenhamos errado ao fazê-lo pouca ou nenhuma repercussão acontecerão com nossa vida presente ou futura. A cor da camisa não combina com a maioria das calças que tenho ou o filme que resolvemos assistir foi um aborrecimento. São situações que até podemos recordar mais tarde com risadas ou como exemplo para decisões, escolhas futuras.

Mas a vida nos reserva também em algum momento situações em que as escolhas, as decisões que precisamos tomar quando colocadas em prática vão alterar profundamente nossa vida. De uma maneira ou outra. Então ficas protelando, transferindo para os amanhãs algo que sabemos que um dia teremos que enfrentar quem sabe então quando a protelação tiver colocado em risco a nossa própria vida.

Metáforas a parte, cada um de nós sabe interiormente que já passamos por situações parecidas e muitas vezes esquecemos as lições aprendidas.

Viver Momentos, do passado tirar aprendizados e saber que o futuro quando chegar será novamente o Momento. Simples não? Simples, por isto que é complicado. Nossa mente
parece programada para acreditar que as coisas não podem ser simplesmente simples.

Cada um de nós é um individuo. Único, inigualável, imperfeito, com dons e gens recebidos independente da nossa escolha. Conhecer o que somos, aceitar o que somos e em cima disto aprender que não temos defeitos nem virtudes, Temos características. Saber quais são, não questionar, mas tentar tirar proveito de tudo que nos pode conduzir a viver momentos impermanentes que são. Nada é para sempre. Culturas mostram isto, filosofias, pensamentos, a própria história da humanidade está ai para ser lida, estudada, e erros evitar, com acertos aprender, com nossas próprias idéias viver.

Simples, por isto difícil. A simplicidade é complexa em nossas mentes que insistem em não querer ver que sempre existirão caminhos para nos levar onde queremos ir. Mas que nenhum um vento será a favor se não soubermos pra onde fica isto. Se não soubermos o que realmente queremos.

Ver sob outro ângulo. Saber que tudo é impermanente, que acabado temos que recomeçar, que terminado algo novo vai surgir que a noite é o começo do dia que a morte é surgimento de uma nova situação.

RICARDO garopaba BLAUTH
para ilustar esta crônica DECIDI mostrar uma obra minha da série "ESCULTURAS"
em aço com pintura automotiva

4 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Num dia desses ouvi de uma pessoa que a escolha, mais do que o ganho do escolhido, representa a perda de tudo que hipotèticamente teria sido ganho. Ou seja mais se perde do que se ganha.
Mas depressões a parte, o que voce escreve é verdade verdadeira, mas acaba ficando fora das escolhas exercidas pela maioria de nós, gente comum.
Mas deveria ser a primeira escolha.

Graça Pereira disse...

As pessoas , não se capacitam que viver, é simples demais e então contornam tudo com equações, complicações, medições... o que resulta em desilusões!!! Difícil? Quebra cabeças? Então sim, isso é qualidade de vida.
Quando tu compraste a tal camisa que não combina com as calças, perguntaram-te o preço dela. Mas antes de tu responderes,gabaram-ma muito: Que linda,que corte elegante, vê-se logo que foi cara"
E tu, desiludiste-os: "Não, até foi barata. Custou-me dez euros"
Apreciação final: "Olhando bem, tem aqui um pequeno defeito e os botões, são de fraca qualidade"
Entendeste? Tudo que seja simples, barato e acessível, não dá "it" à vida!
Meu querido, parabéns pela escultura.Bjs Graça

Anônimo disse...

Alo DONA SRA URTIGÃO

Em primeiro lugar obrigado por voltar a comentar meus textos
Em segundo lugar quem descobre que pode decidir pela simplicidade
Não é gente comum.

abrs

RICARDO garopaba BLAUTH

RICARDO BLAUTH disse...

Alo GRAÇA PEREIRA

Quando nos preocuparmos em satisfazer somente a nas mesmos
Não importa o in e o out
A simplicidade da escolha que nos leva a satisfação pessoal
Acabará por se impor

bjs

RICARDO garopaba BLAUTH