obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

domingo, 30 de agosto de 2009

MARES DE GAROPABA



MARES DE GAROPABA

A magia que flui por aqui está presente em todos os mares de Garopaba.
Muitos já descobriram isto há mais de quarenta anos e cansando de sempre voltar começaram a cada vez mais a ficar. Para somar vidas aos seus dias.Sou um destes felizardos.

Mais gente veio para começar ou refazer sua vida profissional por aqui. Muitos nativos, fazendo o que sabiam, com espírito empreendedor imaginaram o futuro a frente são agora fortes empresários. Hoje dão vida econômica à região.

Os mares são mais de dez por aqui. Gamboa, Siriú, Central, Preguiça, Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor. Vermelha, Luz, Rosa, Ibiraquera já estão em Imbituba mas fazem parte da “Grande Garopaba”.

Cada um destes mares tem características próprias e cada um tem como “plus” o “canto norte” ou o “canto sul”. Você escolhe. Tem mar para todos os gostos e prazeres. Com sol para os veranistas, tem ventos formando ondas de tamanhos e humores variados para os surfistas e mar qual grandes piscinas para as crianças e tranqüilidade dos pais. Muitos destes mares têm água doce logo ali ao lado e de tempos em tempos barras se abrem liberando as lagoas internas cheias que se esvaziam no grande mar.

Por onde se olhe os morros estão logo ali contornando as baias e proporcionando locais fantásticos para as casas e pousadas que surgem. Cada local, cada situação é diferente da outra. Difícil comparar e até injusto fazê-lo. Também os pescadores artesanais são presença constante fornecendo imagens inusitadas aos olhares sensíveis. Gaivotas e albatrozes são presença constantes, dando vida aos céus.

Até as baleias descobriram que são totalmente bem vindas depois de séculos de matança. Hoje aqui voltam para parir, novamente acasalar e cuidar de seus filhotes. Sua visão diretamente das praias é privilégio de quem aqui mora ou quem pra cá vem no fim do inverno e começo da primavera.

Garopaba tem seres humanos por aqui há mais de quatrocentos anos. Hoje apesar da rapidez com que se desenvolve, orgulhosamente tem inúmeros locais, matas, dunas e praias totalmente preservadas e protegidas. Junto com isto o orgulho de descendentes de uma cultura além mar que está sendo cultivada e preservada. Festas Populares e Religiosas feitas pelo povo e para o povo são motivo de satisfação e prazer também para os que como eu amam e adotaram a cidade até no nome.

A magia desta região está presente em todos locais e hoje já quase no fim da primeira década do século vinte e um Garopaba está revelando mistérios que zelosamente escondia. Talvez sabiamente esperando quem soubesse valorizar o que mais ainda tem a revelar.

RICARDO garopaba BLAUTH

4 comentários:

Ava disse...

Em paz com a natureza, que se manifesta exuberante em seu texto e em suas pinturas...

Boa semana!


Beijos!

RICARDO BLAUTH disse...

alo AVA

Visita sempre bem vinda
boas semanas para voce tbm

bjs

Sueli disse...

Ainda vou conhecer esse recanto a natureza! Você o pinta muito bem! Abração!

RICARDO BLAUTH disse...

Alo SUELI AMIGA

Convidada és permanente
Conhecer ao vivo o lugar
E ser como tantos E tantas
Apaixonada por GAROPABA

bjs

RICARDO garopaba BLAUTH