obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

sexta-feira, 5 de junho de 2009

VENDEDORES DE PRAIA



VENDEDORES DE PRAIA


“SEU AMARO CESTEIRO”

Além de sonhador sou um caçador de imagens. Dentro das minhas obras tenho uma temática “Vendedores de Praia”. Revisando ontem meus arquivos, revi um trabalho que fiz no final da década de 80.

Entre março e dezembro de 1987, viajamos, a Therezinha e eu, pela costa do Brasil, procurando sempre estar o mais próximo possível do mar. A viagem rendeu uma boa coleção de trabalhos. Entre eles estão de alguns que fiz baseado em personagens reais que conheci, como o “Seu Amaro Cesteiro” e família em Cabo Frio. Artesão habilidoso vende, com a ajuda dos filhos, a sua produção na praia. Colhi na ocasião uma grande quantidade de fotos que me renderam material para pinturas originais e únicas, mais múltiplos em gravuras pochoir.

Conversei bastante com seu Amaro enquanto caminhava a sua frente, ao lado, registrando as cenas depois transformadas em obras plásticas. Acabei comprando e tenho até hoje, a peneira grande que aparece pendurado na taquara que lhe servia para exposição e transporte dos seus produtos. Um autêntico e móvel “varal humano”.

Seus filhos, que eram três, uma jovem moça, um adolescente e um piazote, o acompanhavam. Transportavam os cestos pendurados nos braços ou sobre a cabeça fazendo sombra. O conjunto todo se locomovendo pela praia era fantástico e plasticamente belo.

Exemplo de persistência e habilidade artesanal mais a capacidade de empreendedor. Produtor e vendedor ao mesmo tempo. Certamente produz fora da temporada e sai para vender quando os potenciais clientes estão na praia.

Um belo exemplo de excelente artesão e criativo empreendedor. Este artesão trabalha para si mesmo e é exemplo para seus filhos.


RICARDO garopaba BLAUTH

2 comentários:

Sueli disse...

Uma simples cesta de vime transforma-se em uma obra de arte quando retratada por você, acomoda-se em um dos seus quadros... Lindo, lindo!

ricardo blauth disse...

ALO AMIGA

Estes trabalhos lembram uma viagem muito bonita pelo litoral brasileiro há mais de 20 anos atrás.

Lembra também que o tempo é implacável. Não para. Vivamos o MOMENTO

bjs

RICARDOgaropabaBLAUTH